• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2003.tde-11012023-125415
Document
Auteur
Nom complet
Ronaldo Assunção
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Schwartz, Jorge (Président)
Lages, Susana Kampff
Olmos, Ana Cecilia Arias
Pinto Filho, Julio Cesar Pimentel
Rocha, João Cezar de Castro
Titre en portugais
Jorge Luis Borges e Mário de Andrade: poesia e imaginário urbano
Mots-clés en portugais
Jorge Luis Borges
Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
Mário de Andrade
Resumé en portugais
O presente ensaio é um estudo crítico-comparativo entre a poética urbana de Mário de Andrade e a de Jorge Luis Borges. O corpus de análise foi delimitado muito mais em função da temática (poesia e cidade), que propriamente por um critério cronológico, ainda que os principais textos analisados, sobretudo os livros de poemas, situem-se na década de 20, com maior peso para Borges. Como se sabe, Mário se desloca do urbano para um contexto cultural mais amplo do universo brasileiro, embora encerre seu itinerário lírico justamente com uma obra centrada no urbano, a Lira paulistana (1945). A problemática da cidade moderna e sua relação com a escritura, em particular com a poesia (modernista e vanguardista), está delineada, de um modo genérico, na "Introdução". A questão do "idioma nacional" é uma problemática que ocupou a atenção de ambos poetas (sobretudo nos anos 20), com ênfase para a oralidade ou para uma tradição oral em seus respectivos contextos culturais e literários. A análise aprofunda a questão a partir de um novo contexto social e cultural em que se inserem os poetas: o urbano. Além de demarcar os principais pontos de vista dos autores sobre a oralidade, a análise busca mostrar como a mesma interfere no plano de suas escrituras, oferecendo indícios que permitam pensar, a partir de novos parâmetros, problemáticas comuns, como a tradição e a identidade cultural. O estudo da lírica borgeana mostrou a relação desta com a cidade de Buenos Aires. Borges constrói uma poética cujo espaço concreto, a cidade presente, cede lugar a um imaginário de cidade alicerçada pela memória, o sonho, o mito. No caso de Mário de Andrade e a relação de sua poesia com São Paulo, a análise se centra em dois )momentos chaves de sua poética urbana, a Paulicéia desvairada (1922) e a Lira paulistana, além de outros poemas relacionados com a cidade. Com o estudo dedicado a Mário, têm-se um quadro delineado de ambas poéticas urbanas e suas principais preocupações, seus pontos em comum e divergentes, não somente no que tange à cidade, mas também seus pontos de vista em torno da literatura, das vanguardas e outras problemáticas, na tentativa de ensaiar um possível e desejado diálogo crítico entre eles, que, espera-se, esteja explicitado no texto de "Conclusão"
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
The present essay is a critical and comparative study between Mário de Andrade and Jorge Luiz Borges' urban poetry. The corpus analysis was limited because of the thematic (poetry and city) rather than the chronological criterion, even though the main texts analyzed, specially the poems' books, are related to the 20s with a greater emphasis on Borges. Andrade is known for shifting from the urban to a wider cultural context of the Brazilian universe, despite ending up his lyric itinerary with Lira Paulistana (1945), a work centered on urban issues. The problematic of modern city and its relation with writing, specially the vanguardist and modernist's poetry, is outlined in general in the "Introduction". The "national language" is a problematic that has attracted the poets attention (specially in the 20s), emphasizing an oral tradition within their own cultural and literary contexts. The analysis deepens the question from a new social and cultural context in which the poets are introduced: the urbane. In addition to demarcating the authors' main viewpoints about the oral aspects, the analysis shows, from new parameters, a common problematic, such as the tradition and cultural identity. The study of Borges' lyrics has shown a relation with Buenos Aires. Borges builds his poetics and depicts Buenos Aires as a concrete space. The city, in turn, is replaced by an imaginary of a city for its memory, dream and myth. In Andrade's case and the relation of his poetry with São Paulo, the analysis is centered in two key moments of his urban poetry, Paulicéia Desvairada (1922) and Lira paulistana, besides other poems about the city. With the study dedicated to Andrade, there is an outline of both urban poetics and its main concerns. In both cases there are agreeing and divergents issues not only concerning the city but also viewpoints about literature, vanguards and so forth. The "Conclusion" text attempts to rehearse a critical and desired dialog
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.