• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2003.tde-11012023-125415
Documento
Autor
Nombre completo
Ronaldo Assunção
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Schwartz, Jorge (Presidente)
Lages, Susana Kampff
Olmos, Ana Cecilia Arias
Pinto Filho, Julio Cesar Pimentel
Rocha, João Cezar de Castro
Título en portugués
Jorge Luis Borges e Mário de Andrade: poesia e imaginário urbano
Palabras clave en portugués
Jorge Luis Borges
Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
Mário de Andrade
Resumen en portugués
O presente ensaio é um estudo crítico-comparativo entre a poética urbana de Mário de Andrade e a de Jorge Luis Borges. O corpus de análise foi delimitado muito mais em função da temática (poesia e cidade), que propriamente por um critério cronológico, ainda que os principais textos analisados, sobretudo os livros de poemas, situem-se na década de 20, com maior peso para Borges. Como se sabe, Mário se desloca do urbano para um contexto cultural mais amplo do universo brasileiro, embora encerre seu itinerário lírico justamente com uma obra centrada no urbano, a Lira paulistana (1945). A problemática da cidade moderna e sua relação com a escritura, em particular com a poesia (modernista e vanguardista), está delineada, de um modo genérico, na "Introdução". A questão do "idioma nacional" é uma problemática que ocupou a atenção de ambos poetas (sobretudo nos anos 20), com ênfase para a oralidade ou para uma tradição oral em seus respectivos contextos culturais e literários. A análise aprofunda a questão a partir de um novo contexto social e cultural em que se inserem os poetas: o urbano. Além de demarcar os principais pontos de vista dos autores sobre a oralidade, a análise busca mostrar como a mesma interfere no plano de suas escrituras, oferecendo indícios que permitam pensar, a partir de novos parâmetros, problemáticas comuns, como a tradição e a identidade cultural. O estudo da lírica borgeana mostrou a relação desta com a cidade de Buenos Aires. Borges constrói uma poética cujo espaço concreto, a cidade presente, cede lugar a um imaginário de cidade alicerçada pela memória, o sonho, o mito. No caso de Mário de Andrade e a relação de sua poesia com São Paulo, a análise se centra em dois )momentos chaves de sua poética urbana, a Paulicéia desvairada (1922) e a Lira paulistana, além de outros poemas relacionados com a cidade. Com o estudo dedicado a Mário, têm-se um quadro delineado de ambas poéticas urbanas e suas principais preocupações, seus pontos em comum e divergentes, não somente no que tange à cidade, mas também seus pontos de vista em torno da literatura, das vanguardas e outras problemáticas, na tentativa de ensaiar um possível e desejado diálogo crítico entre eles, que, espera-se, esteja explicitado no texto de "Conclusão"
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
The present essay is a critical and comparative study between Mário de Andrade and Jorge Luiz Borges' urban poetry. The corpus analysis was limited because of the thematic (poetry and city) rather than the chronological criterion, even though the main texts analyzed, specially the poems' books, are related to the 20s with a greater emphasis on Borges. Andrade is known for shifting from the urban to a wider cultural context of the Brazilian universe, despite ending up his lyric itinerary with Lira Paulistana (1945), a work centered on urban issues. The problematic of modern city and its relation with writing, specially the vanguardist and modernist's poetry, is outlined in general in the "Introduction". The "national language" is a problematic that has attracted the poets attention (specially in the 20s), emphasizing an oral tradition within their own cultural and literary contexts. The analysis deepens the question from a new social and cultural context in which the poets are introduced: the urbane. In addition to demarcating the authors' main viewpoints about the oral aspects, the analysis shows, from new parameters, a common problematic, such as the tradition and cultural identity. The study of Borges' lyrics has shown a relation with Buenos Aires. Borges builds his poetics and depicts Buenos Aires as a concrete space. The city, in turn, is replaced by an imaginary of a city for its memory, dream and myth. In Andrade's case and the relation of his poetry with São Paulo, the analysis is centered in two key moments of his urban poetry, Paulicéia Desvairada (1922) and Lira paulistana, besides other poems about the city. With the study dedicated to Andrade, there is an outline of both urban poetics and its main concerns. In both cases there are agreeing and divergents issues not only concerning the city but also viewpoints about literature, vanguards and so forth. The "Conclusion" text attempts to rehearse a critical and desired dialog
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.