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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2008.tde-28052012-135437
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Carlos Delphino de Azevedo Júnior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Simões, Antonio Carlos (Presidente)
Machado, Afonso Antonio
Mansoldo, Antonio Carlos
Título em português
Esporte de competição escolar: uma análise do estresse situacional associado ao grau de coesão grupal
Palavras-chave em português
Coesão de grupo
Esporte escolar
Padrão do comportamento TIPO A
Resumo em português
O esporte escolar tem seu primeiro registro a partir de Thomaz Arnold em 1828. Este educador sistematizou os jogos populares existentes em função de uma necessidade pedagógica através das práticas esportivas. Atualmente, o esporte escolar é similar ao esporte de alto rendimento, com pequenas adaptações que pouco colaboram para o desenvolvimento do aluno/atleta. As pressões advindas desta competição de alto nível geram elevados níveis de estresse e influenciam nas atitudes comportamentais individuais, classificadas como Padrão do Comportamento do TIPO A, que interferem na dinâmica das interações grupais da equipe a qual pertencem. Fizeram parte desse estudo 240 alunos/atletas, de 24 escolas do ensino básico da grande São Paulo, participantes das competições organizadas pela Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo no ano de 2007, em 4 modalidades esportivas, basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Todas as equipes apresentaram altos níveis de Padrão de Comportamento do Tipo A e este comportamento influenciou na coesão grupal de todas as equipes, na ordem de 73,3% para o basquetebol, 90,6% para o futsal, 63,7% para o handebol e 74,8% para o voleibol. Concluiu-se que níveis médios do padrão de comportamento do tipo A entre 50 e 60% são desejados para a manutenção da alta e média coesão grupal. Este educador sistematizou os jogos populares existentes em função de uma necessidade pedagógica através das práticas esportivas. Atualmente, o esporte escolar é similar ao esporte de alto rendimento, com pequenas adaptações que pouco colaboram para o desenvolvimento do aluno/atleta. As pressões advindas desta competição de alto nível geram elevados níveis de estresse e influenciam nas atitudes comportamentais individuais, classificadas como Padrão do Comportamento do TIPO A, que interferem na dinâmica das interações grupais da equipe a qual pertencem. Fizeram parte desse estudo 240 alunos/atletas, de 24 escolas do ensino básico da grande São Paulo, participantes das competições organizadas pela Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo no ano de 2007, em 4 modalidades esportivas, basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Todas as equipes apresentaram altos níveis de Padrão de Comportamento do Tipo A e este comportamento influenciou na coesão grupal de todas as equipes, na ordem de 73,3% para o basquetebol, 90,6% para o futsal, 63,7% para o handebol e 74,8% para o voleibol. Concluiu-se que níveis médios do padrão de comportamento do tipo A entre 50 e 60% são desejados para a manutenção da alta e média coesão grupal
Título em inglês
Competitive school sports: an analisis of situational stress associated to group cohesion
Palavras-chave em inglês
Behavior Pattern Type A
Group Cohesion
Schools Sport
Resumo em inglês
The schooling sports have its first registry by Thomaz Arnold in 1828. This educator at that period of time systemized existing games to develop disciplinary skills through sports. Currently, the practice of sport in schools is similar to high performance sports, but it has not made many adjustments to contribute to the development of student/athlete. The intense force of pressure whithin the high level competition has generated impressive patterns of stress which has influenced the behavior of one individual, which can be defined as Behavior Pattern Type A, interfering in the dynamic of group and/or team interaction. As part of this study 240 students/athletes of 24 primary schools of São Paulo, as well as participants of competitions organized by the Federação do Desporte Escolar do Estado de São Paulo year 2007, within 4 categories, basketball, indoor soccer, handball and volleyball. All teams presented high levels of Behavior Pattern Type A, in which such behavior influenced the correlation between all teams, statically 73.3% basketball, 90.6% indoor soccer, 63.7%handball and 74.8% volleyball. It can be concluded that an average level of Behavior Pattern Type A is wished to be around 50 to 60% to keep a steady and fine correlation within a group performance
 
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7ABSTRACT.pdf (12.59 Kbytes)
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Data de Publicação
2012-05-29
 
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