• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-22032023-095809
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Eduardo Tadeu Suzuki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Batalha, Gilmar Ferreira (Presidente)
Gomes, Edson
Ierardi, Maria Clara Filippini
Título en portugués
Estudo comparativo de alternativas para o desenvolvimento, projeto e fabricação de tanques de combustível para automóveis de passageiros dentro da General Motors do Brasil.
Palabras clave en portugués
Combustíveis
Corrosão
Tanque de combustível (Desenvolvimento;projeto; Fabricação)
Veículos de passagerios
Resumen en portugués
Este trabalho visa esclarecer a seguinte pergunta: "Qual material é o mais adequado para a utilização em projetos de tanque de combustível para veículos automotivos?". Atualmente existem duas alternativas básicas em matérias primas na construção dos tanques de combustível, sendo eles: chapas de ligas de aços carbono e plásticos de alta densidade. Para responder esta pergunta, o tema "Estudo comparativo de alternativas para o desenvolvimento, projeto e fabricação de tanques de combustível para automóveis de passageiros dentro da General Motors do Brasil" aborda as características de desempenho das duas alternativas (metal ou plástico) através da perspectiva das montadoras de veículos do mercado brasileiro, levando em consideração segmentos críticos de projeto, como processo de manufatura, forma, peso, segurança, corrosão e reciclagem. Estabelece um processo de análise comparativa entre a utilização de chapas de aço ou plásticos de alta densidade em projetos de tanque de combustível, possibilitando ao engenheiro de projetos tomar a decisão mais correta baseado nas características especificas de cada projeto. O experimento realizado apresenta os resultados das duas opções de material em relação à resistência contra impactos. Por fim, apresenta-se a conclusão que a pergunta elaborada inicialmente não pode ser respondida de forma generalizada e os critérios de desempenho podem variar consideravelmente sua influência na decisão de acordo com o escopo do projeto.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Corrosion
Decision matrix
Fuel tank
Fuels
Permeability
Resumen en inglés
This project aims to clarify the following question: "Which material is more appropriated for being applied in project of fuel tanks for automotive vehicles?". Nowadays there are two basic raw materials for construction of fuel tanks, being: sheet of carbon steel alloy a high density plastics. To answer the question, the theme "Comparative study of development, project and production alternative for passengers vehicles fuel tank inside of General Motors do Brasil " approaches the performance characteristics of the two alternatives (metal or plastic) through the automakers perspective of the Brazilian market at critical segments of project, like manufacturing, shape, weight, safety, corrosion and recycling. Establish a comparative analysis process within steel sheets or high density plastics applied for fuel tank projects, allowing the product engineer to make the right decision based on the specific characteristics of each project. Finally, shows the conclusion of the question can not be answered in general ways and the performance criteria may have different influence over the decision based on the project scope.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-03-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.