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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-17032023-152620
Documento
Autor
Nombre completo
Wagner Matos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Costa Neto, Alvaro (Presidente)
Lombardi Junior, Arley de Barros
Massarani, Marcelo
Título en portugués
Sistema de acionamento de embreagem hidráulico para caminhões leves.
Palabras clave en portugués
Caminhões
Embreagem
Resumen en portugués
O sistema de acionamento da embreagem está diretamente relacionado com conforto e ergonomia do veículo. Segundo Shaver (1997) quando se fala em veículos de passeio e caminhões leves, um acionamento de embreagem pode ser considerado leve se for menor do que 10 kgf e, pesado, se for maior do que 13 kgf. Segundo SICE (2006), considera-se aceitável esforço de até 17 kgf para acionamento ônibus urbanos, também aplicável a caminhões leves. O trabalho alerta para os principais cuidados a serem tomados durante o desenvolvimento de um sistema de acionamento de embreagem, de modo que este seja confortável para o motorista, trabalhe em baixa pressão e possa manter funcionalidade durante toda a vida útil do conjunto platô e disco. Além disso, são detalhados cálculos dimensionais importantes para aumentar a vida útil do cilindro mestre. A importância e utilidade da mola auxiliar no pedal de embreagem também é ponto de discussão e é fator decisivo na relação entre o custo do produto e o conforto do sistema de atuação.
Título en inglés
Hydraulic clutch actuation system for light trucks.
Palabras clave en inglés
Clutch
Hydraulic actuation Durability
Resumen en inglés
The clutch actuation system is directly linked to vehicle easy of operation and ergonomics. Shaver, 1997 says that a comfortable pedal force for Passenger cars is considered light when it is under 10 kgf and hard if over 13 kgf. SICE (2006) consider acceptable for light trucks and urban busses efforts about 17kgf. This study shows special cares to be taken during the development of a clutch actuation system concerning driver comfort, system pressure and components functionality during disc and cover assembly whole life. There are also important dimensional calculation of pedal lever to maximize master cylinder life. The auxiliary pedal spring characteristics are also explored. The use of this component can be a compromise between actuation system cost and comfort of operation.
 
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Fecha de Publicación
2023-03-17
 
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