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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-15032023-110552
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Blanco Bolsonaro de Moura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Tribess, Arlindo (Presidente)
Hernandez Neto, Alberto
Vittorino, Fúlvio
Título em português
Aprimoramentos em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução no consumo de combustível.
Palavras-chave em português
Ar condicionado
Climatização
Combustíveis
Conforto ambiental
Consumo (Redução)
Refrigeração
Resumo em português
Cada vez mais a indústria automotiva busca novas tecnologias para melhorar a vida dos passageiros dentro dos veículos, otimizar o consumo de combustível e minimizar a emissão de poluentes. A redução do consumo de combustível encontra grande interesse não só em função dos custos do petróleo estarem aumentando a cada ano que passa e de ser um combustível finito, mas também porque atua diretamente na diminuição da emissão de poluentes. Além do motor de combustão interna, que por si só demanda consumo de combustível para poder operar, outros periféricos acoplados "roubam" uma certa potência, afetando o consumo. E o sistema de climatização veicular é um desses periféricos. Com o desenvolvimento do presente trabalho foi realizado estudo de aprimoramento em sistema de climatização veicular para melhoria de condições ambientais de cabine e redução do consumo de combustível. O estudo abrangeu aprimoramentos tanto na caixa de ar quanto no ciclo de refrigeração e foi realizado em um modelo de veículo classificado como uma perua off-road, com um motor-bi-combustível de 1600 cm³, dotado de sistema de climatização com capacidade de 1 TR (usual neste tipo de automóvel). Para a avaliação do impacto dos aprimoramentos foram realizados testes de desempenho do sistema de climatização, com o veículo em câmara climatizada, na obtenção de condições ambientais de cabine estipulados pela montadora e de redução no consumo de combustível. Os testes de desempenho do sistema declimatização foram executados inicialmente com o sistema convencional de ar condicionado, sem nenhuma modificação (sistema de referência). Ao longo do desenvolvimento do trabalho algumas modificações foram introduzidas para que se pudesse determinar o impacto que estas modificações teriam no desempenho do sistema. ) Os resultados mostraram que os aprimoramentos possibilitaram melhoram as condições ambientais na cabine do veículo, atingindo-se as condições ambientais estipuladas pela montadora - os requerimentos da montadora. Além disso, a utilização de compressor com pistões de deslocamento variável apresentou redução de consumo de combustível em torno de 5% em relação ao compressor com pistões de deslocamento fixo
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
No keywords
Resumo em inglês
More and more the world automotive industry looks for new technologies to improve the passengers' life inside vehicles, to optimize the consumption of fuel and to minimize the emissions of pollutant. The reduction of the consumption of fuel great interest not only in function of the increasing of the costs of the petroleum - a finite fuel, but also because it acts directly in the decrease of the emission of pollutant. Besides the internal combustion engine demands consumption of fuel by itself to operate, the periphery components "steal" a certain power, affecting the fuel consumption, and the climate control systems is one of the equipment. With the development of the presented work a study of enhancements in the vehicle climate control system to improve cabin environmental conditions and to reduce fuel consumption was accomplished. The study included enhancements in the HVAC and in the refrigeration cycle and was accomplished in a off-road vehicle model, with a bi-fuel engine of 1600 cm³, endowed with an climate control system with capacity of 1 TR (usual in this type of automobile). For the evaluation of the impact of the enhancements tests of the climate control system performance were accomplished, with the vehicle in a climate chamber, to obtain environmental cabin conditions requested by the OEM and to reduce fuel consumption. The tests of the climate control system performance were executed initially with the conventional system of air conditioning,without any modification (reference system). Along the development of the work modifications were introduced for the determination of the impact of these modifications in the system performance. The results showed that the enhancements made possible improve the environment conditions in the vehicle cabin, reaching environmental conditions stipulated by the OEM - the OEM requirements. Besides, the use of variable displacement compressor presented reduction of fuel consumption around 5% in relation to the fixed displacement compressor.
 
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Data de Publicação
2023-03-15
 
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