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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-13032023-074225
Document
Author
Full name
Rafael Tytko Armelin
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2007
Supervisor
Committee
Alves, Marcelo Augusto Leal (President)
Lima, Raúl González
Trigo, Flavio Celso
Title in Portuguese
Viabilidade física do mecanismo de esterçamento e suspensão de um eixo direcional e tracionado para veículos 4x4 com esterçamento em dois estágios.
Keywords in Portuguese
Eixos
Mecanismos
Suspensão mecânica
Abstract in Portuguese
Para suprir as novas necessidades do mercado agrícola nacional e internacional, que estão agora direcionadas não somente para a produtividade, mas também para o conforto e segurança, desenvolveu-se um eixo direcional, trativo e suspenso com dois estágios de esterçamento. O presente artigo desenvolve o projeto básico de um eixo para utilização fora de estrada com as características anteriormente citadas. A primeira etapa trata a viabilidade do projeto, serão apontadas as alternativas e patentes hoje existentes no mercado, juntamente com um estudo econômico e financeiro do novo conceito. A segunda etapa do projeto descreve as necessidades que o eixo precisa atender. A terceira etapa é a construção de um modelo computacional desenvolvido pelo software PRO-Engineer, para análise de todos os ângulos tratados dentro de um projeto de suspensão veicular. Na quarta e última etapa investiga-se se o sistema é controlável, utilizando-se como ferramenta auxiliar o software WinFelt.
Title in English
Untitled in english
Keywords in English
Axle
Mechanical suspension
Mechanism
Abstract in English
Current trend for the agricultural machines which drives to new technologies, focusing not only in the production itself, but also in comfort and safety, was the trigger to develop this front-driven-suspend-super steered-agricultural-axle. This article comprises the basic project for such axle. The first chapter contains the project viability, such economical and financial, and an overview of the Brazilian market evolution. The second chapter of this article is the project description: all functions and targets are presented. The third chapter is the kinematics analyzes; a kinematics model was developed using the Pro-Engineer. And the forth stage will be the model controlling verifications, this stage will be supported for other software: Win-Felt
 
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Publishing Date
2023-03-13
 
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