• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-19032024-101506
Documento
Autor
Nombre completo
Claudio Gomes Fernandes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Souza Junior, Jesse D'Assunção Rebello de (Presidente)
Morishita, Helio Mitio
Ragazzo, Clodoaldo Grotta
Título en portugués
Estudo de um modelo arquetípico da dinâmica de unidades flutuantes.
Palabras clave en portugués
Comportamento de embarcações no mar
Modelo de embarcações
Resumen en portugués
Com a crescente utilização de navios convertidos em unidades de produção e armazenamento, surgiu a necessidade de modelos numéricos que simulem a movimentação dinâmica da embarcação sob a influência de agentes ambientais, tais como vento e corrente. Modelos matemáticos que representam a dinâmica do sistema de forma realista são geralmente complexos. Tal complexidade é ainda maior quando se consideram dois navios conectados, como verifica-se na operação de descarga de petróleo de um FPSO (navio-mãe) para um navio "shuttle" (aliviador). Os modelos matemáticos envolvidos são difíceis de serem tratados analiticamente. Em algumas análises, mesmo simulações numéricas tornam-se custosas em termos de tempo de simulação, inviabilizando certas análises. Este trabalho consiste na elaboração de um modelo arquetípico (simplificado) que mantém as principais características do modelo completo. Dessa forma, análises qualitativas do sistema tornam-se mais fáceis de serem realizadas, através de, por exemplo, criação de mapas de bifurcação e bacias de atração. O modelo arquetípico foi utilizado para realizar análises mais profundas da operação de descarregamento, até então não efetuadas para o modelo completo, assim como análise da influência da variação de alguns parâmetros de projeto do sistema sobre sua dinâmica.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Model of vessels
Vessel behavior at sea
Resumen en inglés
The growing use of converted tankers as deep-water floating production, storage and offloading (FPSO) units has prompted the need for mathematical models capable of predicting accurately the dynamical behavior of these systems under the combined action of environmental agents such as wind and ocean currents. Mathematical models representing the dynamics of FPSOs realistically are usually complex. Complexity increases when two interconnected ships (for example, the FPSO unit and a shuttle vessel in tandem configuration) are considered, as is the case when offloading operations are investigated. The resulting mathematical models are difficult to study by analytical means, and even numerical simulations can become time-consuming, precluding in-depth investigations. The present work describes the development of an analytical (simplified) mathematical model for the dynamics of one or two vessels; it is shown that this model retains the main qualitative dynamical features of more complete models, such as their bifurcation diagrams and basins of attraction. The model has been also validated against experimental results. The archetypal model proposed here has been used for in-depth analysis of the dynamics of offloading operations, not previously made with more sophisticated models. A qualitative parametric study was also carried out to assess the influence of some key design parameters upon the overall system dynamics.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.