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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-29082023-081958
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Gustavo Bernardes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Sinatora, Amilton (Presidente)
Mello, José Daniel Biasoli de
Pintaúde, Giuseppe
Título en portugués
Desgaste abrasivo de um ferro fundido branco multi componente.
Palabras clave en portugués
Atrito
Desgaste abrasivo
Resumen en portugués
Resultados anteriores mostraram que o coeficiente de atrito é sensível à variação do tamanho do abrasivo apenas no regime desgaste severo, e que a taxa de desgaste é sensível a este mesmo parâmetro somente no regime de desgaste moderado. Com o objetivo de verificar se este tipo de comportamento é observado para o ferro fundido branco multicomponente (FFBMC), neste trabalho estudou-se a influência do tamanho do abrasivo e da dureza da matriz sobre os valores de coeficiente de atrito e taxa de desgaste. Para tanto foram realizados ensaios de desgaste abrasivo a dois corpos em diferentes condições de severidade. A variação da severidade do ensaio foi imposta por meio de variação da dureza do material e do grão abrasivo. As condições menos severas foram obtidas utilizando-se lixa de vidro. A lixa de alumina foi utilizada para obter condições de ensaio mais severas. Os valores obtidos de macrodureza do material foram 550 e 700 HV. Como resultado observou-se comportamento semelhante ao descrito na literatura, com exceção da condição na qual a dureza do abrasivo é inferior a dureza da matriz do material ensaiado onde se observou que o tamanho do abrasivo não influenciou os valores de taxa de desgaste relativa. Os desdobramentos tecnológicos deste trabalho orientam a aplicação do FFBMC em aplicações envolvendo abrasão. Nestas aplicações a elevação da macrodureza do material de 550 para 700 HV provocou elevação de 50 % na resistência ao desgaste quando o material foi aplicado em condições de regime severo de abrasão. A mesma elevação de dureza resultou em 250 a 1700 % de elevação na resistência ao desgaste quando o material foi solicitado em regime moderado. Quanto ao coeficiente de atrito ocorreu redução do mesmo em ambos os regimes de desgaste com a elevação da dureza. ) Tem-se então, a possibilidade, de ao mesmo tempo, reduzir-se o consumo de energia (via diminuição do coeficiente de atrito) e o consumo de material (via redução do desgaste) apenas por meio da adequação do tratamento térmico do FFBMC, ou seja, da elevação da sua dureza.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Abrasive wear
Friction
Resumen en inglés
Previous results showed that friction coefficient depends on abrasive size just in severe wear regime, and that wear rate depends on this parameter only in mild wear regime. In order to verify if this behavior is observed for multi-component white cast iron, it was studied the influence of abrasive size and matrix hardness on friction coefficient and wear rate of this material. Two-body abrasive wear tests were conduced under different severities. Severity variation was imposed by means of different material and abrasive hardness. The less severe conditions were applied using glass sand paper, in the other hand, for most aggressive conditions alumina sand paper was used. Macrohardness values of material were 550 and 700 HV. Results showed similar behavior to the one depicted in literature. The exception occurred when abrasive hardness was lower than matrix hardness. Under this condition it was observed that abrasive size had no influence on the relative wear resistance results. As a technological view of this work, the results obtained for multi-component white can be used as a guide for using this material in abrasive wear applications. In severe wear regime the hardness change, from 550 to 700 HV, promoted 50% of increasing in wear resistance. On mild wear regime the same hardness change promoted 250 to 1700% of increasing in wear resistance. Hardness increasing caused reduction of friction coefficient on both wear regimes. Then both energy (frictioncoefficient decreasing) and material consume (wear decreasing) can be reduced by means of adequate heat treatment of multi-component white cast iron, i. e. by means of hardness increasing.
 
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Fecha de Publicación
2023-08-29
 
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