• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2020.tde-25102021-125448
Document
Auteur
Nom complet
Rosimeire Plimolan França
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Bauru, 2020
Directeur
Jury
Campanelli, Ana Paula (Président)
Lima, Hayana Ramos
Pinheiro, Cláudia Ramos
Vieira, Narciso Almeida
Titre en portugais
Imunologia e as perspectivas de interesse e aprendizado por estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia
Mots-clés en portugais
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Sistema imunológico
Resumé en portugais
Alguns autores já relataram as dificuldades encontradas pelos alunos em entender os conteúdos complexos que abordam o ensino de imunologia durante o Ensino Médio. É de suma importância para o direcionamento de novas abordagens pedagógicas, avaliar o conhecimento prévio sobre o sistema imunológico de alunos do ensino medio. Na primeira etapa deste estudo, utilizou-se um questionário para analisar as concepções prévias sobre o sistema imune dos estudantes recém-ingressos na faculdade. Na segunda etapa, para verificar quais foram os conceitos que os alunos passaram a adquirir, aplicou-se as mesmas questões da primeira etapa. Verificamos, para os alunos do curso de Odontologia durante a primeira análise, que mais de 50% de acertos estavam relacionados com questões fáceis, 33,33% de acertos das questões intermediárias e, apenas 16,29% de acertos das questões complexas. Na segunda análise, os resultados evidenciaram uma melhora significativa na porcentagem de acertos, uma vez que, das oito questões propostas, todas tiveram um predomínio acima de 85% de acertos. Em relação aos resultados para o curso de Medicina, na primeira análise, os resultados evidenciaram que mais de 50% de acertos estavam relacionados a questões fáceis, 40% a questões intermediárias e 25% das questões, complexas. Na segunda análise, verificamos uma melhora nos acertos das questões mais fáceis e intermediárias e, para as questões mais complexas, houve melhora, mas não muito significativa de 25% para 31,48%. Após a análise, verificou-se uma melhora signigicativa no aprendizado pós-conteúdo ministrado em ambos os cursos, demonstrando o interesse em aprender e adquirir conhecimento através do estudo e que, somados ao conhecimento prévio trazidos do ensino médio, conseguem promover mudanças conceituais de senso comum para o científico.
Titre en anglais
Immunology and the perspectives of interest and learning by medical and dental students graduates of medicine and dentistry
Mots-clés en anglais
High School
Immune system
Teaching-learning
Resumé en anglais
Learning Immunology poses a challenge to many high school students. it is necessary a full examination and redesign of the education of high school students to improve outcomes for all high school students to become adequately prepared for college. To assess students' prior knowledge, we raise questions about immune system. These questions were applied in the first and last day of immunology course. During the first analysis, we found that, for dentistry students, more than 50% of correct answers were related to simple questions, 33.33% to intermediate questions, and only 16.29% to complex questions. In the final analysis, the results showed a significant improvement in the percentage of correct answers, with a predominance above 85% of correct answers. Regarding the results for the medical students, during the first analysis, the results showed that more than 50% of correct answers were related to simple questions, 40% to intermediate questions and 25% to complex questions. In the final analysis, we found a significant improvement in the percentage of correct answers, but statistical significance was not the same. We were able to verify a significant improvement with the post-content learning demonstrating capacity and interest in learning, added to the previous knowledge brought from High School.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-10-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.