• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.85.2009.tde-11042010-200118
Documento
Autor
Nome completo
Claudio Mioranza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Aquino, Afonso Rodrigues de (Presidente)
Mercuri, Lucildes Pita
Proenca, Jose Luiz
Rogero, José Roberto
Vieira, Martha Marques Ferreira
Título em português
Desenvolvimento e aplicação de modelo multidimensional para a avaliação da qualidade educacional no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do IPEN
Palavras-chave em português
Ciência e Tecnologia.
Garantia da Qualidade
Métodos de Avaliação
Programas de Pós-graduação
Qualidade de Ensino
Resumo em português
As instituições de ensino superior têm se preocupado com a qualidade do produto que oferecem à sociedade e, com o objetivo de conseguir melhores resultados, precisam prestar serviços com alto grau de valor e de qualidade. O caráter inédito deste estudo foi o desenvolvimento de um Modelo Multidimensional para a Avaliação da Qualidade Educacional, denominado MULTQUALED. O modelo foi estruturado a partir de normas e de modelos da qualidade utilizados em outros setores econômicos onde foram criados quatro instrumentos de coleta de dados, contemplando as dimensões organização didático-pedagógica, recursos humanos e infraestrutura, com o objetivo de qualificar e de quantificar ações para a melhoria contínua do processo de gestão da qualidade educacional. A aplicação do modelo ocorreu no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN-CNEN/SP), no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia Nuclear. As informações obtidas a partir da aplicação do modelo MULTQUALED evidenciaram fragilidades e aspectos positivos que auxiliarão a tomada de decisões com ações estratégicas, contribuindo com a melhoria contínua da qualidade educacional do programa.
Título em inglês
DEVELOPMENT AND APPLICATION OF MULTIDIMENSIONAL MODEL FOR THE QUALITY EVALUATION OF GRADUATE-LEVEL EDUCATION IN PROGRAM OF THE IPEN
Palavras-chave em inglês
Ciência e Tecnologia.
Garantia da Qualidade
Métodos de Avaliação
Programas de Pós-Graduação
Qualidade de Ensino
Resumo em inglês
Educational institutions have been highly concerned about the quality of products offered to the society, in order to obtain better results they need to provide a high degree quality service. The exclusive approach of this study was the development of a Multidimensional Model for the Educational Quality Assessment, named MULTQUALED. The model was based on quality standards and models used in other economic sectors where were created four data collection instruments, comprehending dimensions such as pedagogical, human resources and facilities regarding qualified and quantified actions for the continuous improvement of educational quality management process. The study was applied to the Nuclear Technology Stricto Sensu Graduate Program from the Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares from São Paulo (IPEN-CNEN/SP). The information obtained from the application of MULTQUALED evidenced fragilities and positive aspects that support the decision process with strategic actions contributing with the continuous improvement of the program education quality.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ClaudioMioranza.pdf (5.44 Mbytes)
Data de Publicação
2010-07-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.