• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.54.1986.tde-03062015-105553
Documento
Autor
Nome completo
Nicolau Beckmann
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1986
Orientador
Título em português
Geração de imagens por ressonância magnética nuclear
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Neste trabalho são abordadas duas técnicas de geração de imagens por ressonância magnética nuclear, a retroprojeção e o método da transformada direta. Estas técnicas baseiam-se na aquisição de sinais de RMN cujas fases e componentes de freqüência são espacialmente codificadas por aplicação de gradientes de campo magnético. A construção de bobinas de gradiente é discutida no caso particular de uma geometria apropriada para um ímã com peças polares e "gap" de ar. Analisa-se também a obtenção de contraste pelos tempos de relaxação T1 e T2 em imagens reconstruídas a partir de sinais gerados empregando seqüências como a de spin-eco, inversão-recuperação e eco estimulado. Sob forma de apêndice, apresenta-se o formalismo matemático que fornece uma solução matricial para as equações de BLOCH, permitindo a determinação da evolução de um sinal em presença de gradientes de campo e pulsos de radiofreqüência, e da dependência de sua magnitude com os tempos de relaxação da amostra.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This work treats two techniquesfor the generation of images by nuclear magnetic resonance, the method of the direct transform. These techniques are based on the acquisition of NMR signals whose phases and frequency components gradients. The construction of gradient coils is discussed for the particular geometry appropriate for a magnet with pole caps and air gap. It contains also an analysis of the obtention of contrast by the relaxation times T1 and T2 in images reconstructed from signals generated employing sequences such as spin-echo, inversion-recovery and stimulated echo. In form of an appendix, a mathematical formalism is presented, that furnishes a matrix solution for the BLOCH equations, allowing the determination of the evolution of a signal in presence of gradients and radiofrequency pulses, and the dependence of its magnitude with relaxation times of the sample.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
NicolauBeckmannM.pdf (8.60 Mbytes)
Data de Publicação
2015-06-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.