• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2012.tde-23082012-102816
Documento
Autor
Nombre completo
Luciana Cristina Porfirio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Cordeiro, Jaime Francisco Parreira (Presidente)
Bontempi Junior, Bruno
Castellar, Sonia Maria Vanzella
Lugli, Rosario Silvana Genta
Valdemarin, Vera Teresa
Título en portugués
A circulação de saberes na formação continuada dos professores: uma análise do PEC-municípios na perspectiva dos estudos comparados em educação
Palabras clave en portugués
Estrangeiro indígena
Estudos comparados
Externalização
Formação continuada de professores
PEC-municípios
Saberes pedagógicos
Resumen en portugués
O presente trabalho aborda a circulação de saberes em torno da profissionalização docente num programa de formação continuada de professores das séries iniciais, o PEC-Municípios, desenvolvido no Estado de São Paulo, por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com algumas universidades, no período de 2006 a 2008. A pesquisa adotou as perspectivas teóricas mais recentes dos estudos comparados em educação, que podem ser classificados em duas tradições investigativas distintas: a primeira, representada por alguns autores vinculados à Universidade de Standford, dos quais se destacam Meyer e Ramírez, comumente citados nos trabalhos como neoinstitucionalistas; a segunda, modelarmente representada por Schriewer, por alguns, classificadas como tendência hermenêutica. Por meio do estudo do discurso e dos dispositivos didáticos presente no material produzido no âmbito do Programa para ser distribuído para os professores cursistas, foi possível identificar um conjunto de autores, textos e conceitos que têm circulado amplamente no contexto internacional das reformas educativas empreendidas desde os anos 1990. Foi notável na análise do material a presença das prescrições em torno da ideia de profissional reflexivo, que passa a ser o mote da reconstrução da identidade profissional docente nesse período, com ênfase nos saberes da prática e na apropriação das ideias centrais daquele conjunto de autores e textos que circulam internacionalmente. Nessa análise, os conceitos de externalização (Schriewer) e de estrangeiro indígena (Popkewitz) foram importantes ferramentas teóricas para compor um quadro analítico do discurso produzido no âmbito do PEC-Municípios.
Título en inglés
The circulation of knowledge in the continuing education of teachers: an analysis of the PEC-cities in the perspective of comparative studies in education
Palabras clave en inglés
Comparative studies
Continuing education of teachers
Externalization
Foreign native
PEC-cities
Pedagogical knowledge
Resumen en inglés
The present paper discusses the circulation of knowledge about the professionalization of a program of continuous training of teachers in early grades, the PEC-cities, developed in the State of São Paulo, at the initiative of the Ministry of Education, in partnership with some universities in the period from 2006 to 2008. The research adopted the latest theoretical perspectives of comparative studies in education, which can be classified into two different investigative traditions: the first, represented by some authors linked to Stanford University, among which are Meyer and Ramirez, commonly mentioned in works like "neo-institutionalists", and the second is represented by modelarmente Schriewer by some tendency classified as hermeneutics. Through the study of speech and the devices in this didactic material produced under the program to be distributed to the participant teachers, it was possible to identify a set of authors, texts and concepts that have been circulating widely in the international context of educational reforms undertaken since 1990. In the present analysis of the material, it was noticed prescriptions around the idea of "reflective practitioner", which happens to be the theme of the reconstruction of professional identity of teachers in this period, with emphasis on the practical knowledge and ownership of the core ideas that set of authors and texts that circulate internationally. In this analysis, the concepts of externalization (Schriewer) and "foreign native" (Popkewitz) were important theoretical tools to compose an analytical framework of the discourse produced in the PEC-Cities.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
anexo.pdf (11.39 Mbytes)
apendice.pdf (148.22 Kbytes)
pre.pdf (108.55 Kbytes)
tesefinal.pdf (1.44 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-08-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.