• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-17052011-104209
Documento
Autor
Nombre completo
Fernanda Silva Noronha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Porto, Maria do Rosario Silveira (Presidente)
Gomes, Cleomar Ferreira
Toledo, Luiz Henrique de
Título en portugués
Pulando muros: jogos de rua e jogos de escola
Palabras clave en portugués
brincadeira
brinquedo
criança
escola
jogo
relações de gênero e trocas simbólicas
rua
sociabilidade infantil
Resumen en portugués
Trata-se de uma investigação circunscrita à área da educação que buscou no conceitual antropológico e na observação participante a possibilidade de realizar uma descrição densa da prática dos jogos realizados por crianças moradoras de um bairro da periferia da zona sul da cidade de São Paulo. O objetivo primeiro desta pesquisa é interpretar a forma sui generis como essas crianças, por meio de universos simbólicos disponíveis em seu meio social, e, apesar da restrição de espaço e das regras estabelecidas na escola, viabilizam a prática do jogo no interior dessa instituição e no espaço da rua. O trabalho mostra também como a dinâmica das brincadeiras pode ser lida na chave dos rituais próprios de grupos etários e, ainda, que a análise do jogo como forma de sociabilidade infantil não deve prescindir de uma reflexão sobre regra, trocas simbólicas, corpo e relações de gênero.
Título en inglés
Jumping walls: street games and school games
Palabras clave en inglés
child
infantile sociability
plays
relations of gender and symbolic exchanges
school
street
toy
Resumen en inglés
This research is circumscribed to the area of the education that searched in the anthropology conceptual the possibility to realize a "dense description" of the practical one of the plays realized for living children of a district of the south zone of the city of São Paulo. The first objective of this research is to interpret the form sui generis as these children, by means of available symbolic universes in its social environment and, despite the space restriction and of the rules established in the school, they make possible the practical one of the plays in this institution and the space of the street. The work also shows as the dynamics of the plays can be chore in the key of the proper rituals of age groups and that the analysis of the plays as form of infantile sociability does not have to do without a reflection on rule, symbolic exchanges, body and relations of gender.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
apresent.pdf (115.36 Kbytes)
cap1.pdf (29.84 Kbytes)
cap2.pdf (236.31 Kbytes)
cap3.pdf (461.68 Kbytes)
cap4.pdf (748.93 Kbytes)
cap5.pdf (446.97 Kbytes)
capa.pdf (215.93 Kbytes)
conclusao.pdf (47.17 Kbytes)
Fecha de Publicación
2011-05-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.