• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-17052011-104209
Document
Auteur
Nom complet
Fernanda Silva Noronha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Porto, Maria do Rosario Silveira (Président)
Gomes, Cleomar Ferreira
Toledo, Luiz Henrique de
Titre en portugais
Pulando muros: jogos de rua e jogos de escola
Mots-clés en portugais
brincadeira
brinquedo
criança
escola
jogo
relações de gênero e trocas simbólicas
rua
sociabilidade infantil
Resumé en portugais
Trata-se de uma investigação circunscrita à área da educação que buscou no conceitual antropológico e na observação participante a possibilidade de realizar uma descrição densa da prática dos jogos realizados por crianças moradoras de um bairro da periferia da zona sul da cidade de São Paulo. O objetivo primeiro desta pesquisa é interpretar a forma sui generis como essas crianças, por meio de universos simbólicos disponíveis em seu meio social, e, apesar da restrição de espaço e das regras estabelecidas na escola, viabilizam a prática do jogo no interior dessa instituição e no espaço da rua. O trabalho mostra também como a dinâmica das brincadeiras pode ser lida na chave dos rituais próprios de grupos etários e, ainda, que a análise do jogo como forma de sociabilidade infantil não deve prescindir de uma reflexão sobre regra, trocas simbólicas, corpo e relações de gênero.
Titre en anglais
Jumping walls: street games and school games
Mots-clés en anglais
child
infantile sociability
plays
relations of gender and symbolic exchanges
school
street
toy
Resumé en anglais
This research is circumscribed to the area of the education that searched in the anthropology conceptual the possibility to realize a "dense description" of the practical one of the plays realized for living children of a district of the south zone of the city of São Paulo. The first objective of this research is to interpret the form sui generis as these children, by means of available symbolic universes in its social environment and, despite the space restriction and of the rules established in the school, they make possible the practical one of the plays in this institution and the space of the street. The work also shows as the dynamics of the plays can be chore in the key of the proper rituals of age groups and that the analysis of the plays as form of infantile sociability does not have to do without a reflection on rule, symbolic exchanges, body and relations of gender.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
apresent.pdf (115.36 Kbytes)
cap1.pdf (29.84 Kbytes)
cap2.pdf (236.31 Kbytes)
cap3.pdf (461.68 Kbytes)
cap4.pdf (748.93 Kbytes)
cap5.pdf (446.97 Kbytes)
capa.pdf (215.93 Kbytes)
conclusao.pdf (47.17 Kbytes)
Date de Publication
2011-05-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.