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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2006.tde-25092006-190718
Documento
Autor
Nome completo
Ada Morgenstern
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Joao Augusto Frayze (Presidente)
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo
Mezan, Renato
Título em português
Perseu e Medusa: uma experiência de captura estética
Palavras-chave em português
Escultura
Estética
Paixão
Psicanálise e Arte
Resumo em português
A experiência de "captura" estética é apresentada nesse ensaio a partir do impacto que a autora viveu no seu encontro com a escultura Perseu e Medusa de Camille Claudel e as múltiplas questões suscitadas a partir dessa vivência. Busca outros autores que relatam um encontro similar, como por exemplo, Freud e seu impacto com a obra Moisés de Michelangelo, tentando com isso identificar os elementos mais gerais que constroem essa experiência denominada aqui de "captura", sem com isso deixar de considerar seu caráter singular e subjetivo. Em seguida, ao refletir sobre a obra em questão, percorre as questões biográficas, sua contextualização, passando pelo mito e pela especificidade da atividade escultórica ao longo da História, pelas leituras estéticas e pelas concepções psicanalíticas sobre arte e criação apresentando assim, uma leitura de obra de arte entendida como um produto da relação entre espectador e obra, ou seja, numa perspectiva epistemológica que não separa sujeito e objeto e que tampouco se apóia em significações externas à essa relação. O caráter dessa leitura se mostra, portanto, como uma construção que se dá no momento de sua própria feitura, e não como produto de uma ação decifradora. Ao longo do percurso, vários diálogos vão sendo estabelecidos entre a Psicanálise e a Arte, o que remete a uma reflexão sobre as possibilidades de uma "fertilização recíproca" entre elas.
Título em inglês
Perseus and the Gorgon: an experience in aesthetic capture
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Passion
Psychoanalysis and Art
Sculpturing
Resumo em inglês
The aesthetic capture experience is presented as of the impact undergone by the author in her encounter with Perseu and Medusa sculptured by Camille Claudel and all the issues consequent to that episode. She searches other author's similar encounters, such as that of Freud with Michelangelo's Moses aiming at identifying those more general elements composing that experience called in this paper as "capture". At the same time the author does not disconsider the subjective and singular aspects of encounters such as these. Reflecting over the sculpture she engages in biographic issues and their contextualization. Starting with the myth and the specificity of sculpturing through History, aesthetic readings and psychoanalytic conceptions about art and creation, the author presents an understanding of art as a product of the relation between spectator and art. In other words, this is an epistemological perspective where subject and object are not apart and the significance of the event is part of the experience. The essence of these understandings happens therefore as the experience occurs and not as the product of a deciphering act. A series of dialogs are presented in this paper between Psychoanalisis and Art, leading the reader to reflect on the possibilities of cross linking between these two expressions.
 
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Data de Publicação
2006-11-06
 
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