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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2018.tde-19092018-081642
Documento
Autor
Nome completo
Renan Sallai Iwayama
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Claudio Barbieri da (Presidente)
Brinati, Marco Antonio
Pureza, Vitória Maria Miranda
Título em português
Heurísticas para agrupamento de pedidos em entregas considerando compatibilidade de produtos e frete por máxima distância direta.
Palavras-chave em português
Distribuição de mercadorias
Heurística
Otimização combinatória
Roteirização
Transporte urbano
Resumo em português
Esta dissertação trata do planejamento do abastecimento de última milha em centros urbanos, propondo métodos para agrupar pedidos de clientes em programação de entregas. Neste estudo, é considerado que o frete pago ao transportador em uma rota é definido pela distância direta do ponto de entrega mais distante do depósito em contraposição à distância total da rota que é usual na literatura sobre problemas de roteirização de veículos. Além disso, também são consideradas categorias, conjunto de produtos similares, que não podem ser transportadas juntas por não serem compatíveis entre si. O objetivo do problema proposto é determinar o agrupamento e sequenciamento de pedidos em roteiros de veículos de acordo com as características operacionais descritas acima, utilizando uma frota homogênea de veículos capacitados que parte de um depósito, de tal forma que toda a demanda seja atendida com o menor frete possível. Para resolução desse problema são propostas uma formulação matemática para obtenção de soluções exatas e a implementação da heurística "Multi Start Perturbation Tabu" (MSPT) que é composta das metaheurísticas "Greedy Randomized Adaptive Search Procedure" (GRASP), "Tabu Search" (TS) e "Iterated Local Search" (ILS) para obtenção de soluções heurísticas. Os resultados experimentais indicam que a MSPT é competitiva com os resultados do método exato com até 5 horas de processamento utilizando os recursos computacionais de alto desempenho do Laboratório de Computação Científica Avançada (LCCA) da Universidade de São Paulo.
Título em inglês
Heuristics for grouping orders into shipments considering product compatibility and freight by maximum direct distance.
Palavras-chave em inglês
Combinatorial optimization
Distribution of goods
Heuristic
Routing
Urban transport
Resumo em inglês
This dissertation addresses the planning of the last mile supply in urban centers and proposes methods to group customer orders into shipments. In this study, freight paid to the carrier on a route is defined as the direct distance from the point of delivery that is furthest from the depot as opposed to be defined as the total distance of the route which is commonly found in the literature on vehicle routing problems. In addition, it is also considered categories, a set of similar products, which cannot be transported together because they are not compatible with each other. The objective of the proposed problem is to determine the grouping and sequencing of orders into vehicle shipments according to the operational characteristics described above, using a homogeneous fleet of capacitated vehicles that is located in a depot, in such a way that all the demand is delivered with the lowest freight possible. To solve this problem, it is proposed a mathematical formulation to obtain exact solutions and the implementation of the Multi Start Perturbation Tabu (MSPT) heuristic that is composed of the Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP), Tabu Search (TS) and "Iterated Local Search" (ILS) for heuristic solutions. Finally, the experimental results indicate that the MSPT is competitive with the outcomes of the exact method with up to 5 hours of processing using the high performance computational resources of the Advanced Scientific Computation Laboratory (LCCA) of the University of São Paulo (USP).
 
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Data de Publicação
2018-09-19
 
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