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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-21062013-122729
Documento
Autor
Nome completo
Alvaro Luiz Silvestre Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Conti, Mardel Bongiovanni de (Presidente)
Sbragio, Ricardo
Szajnbok, Moyses
Título em português
Avaliação da aplicação de método de painéis para estimativa de resistência de ondas de submersíveis.
Palavras-chave em português
Método dos painéis
Resistência de ondas
Submersíveis
Resumo em português
Submersíveis em velocidade constante e pequenas cotas de submersão são aqui considerados e os efeitos da superfície livre no fluxo são levados em conta. O problema de geração de onda devido ao avanço de corpos submersos é abordado no presente estudo. Neste problema de contorno, as condições de superfície livre são linearizadas. A formulação diferencial é condicionada como um problema de integração através da aplicação da segunda identidade de Green. A discretização do problema conduz a um sistema linear no potencial de velocidades, que se supõe ser distribuído através de B-splines parabólicas nos painéis. A contribuição desta dissertação tem foco em propor diretrizes para a aplicação do método descrito em condições operacionais típicas de cascos de submarinos em movimento de avanço em cotas periscópicas de submersão. Os resultados numéricos obtidos através destes procedimentos são comparados a resultados publicados existentes para sua de validação.
Título em inglês
Avaliation of the aplication of a panel method to estimate submersibles wave resistance.
Palavras-chave em inglês
Panel method
Submersibles
Wave resistance
Resumo em inglês
Submersibles in constant ahead velocity at small submergences are here considered, the free surface effects on the flow are taken into account. The wave generating problem due to submerged bodies advance is addressed in the present study. In this boundary value problem, the free surface conditions are linearized. The differential problem is conditioned into an integral problem through the application of Green's second identity. The discretization of the problem leads to a linear system in the velocity potential, that is supposed to be distributed according to parabolic B-splines into the panels. The contribution of this dissertation focus on guidelines for the application of the above method on typical operational conditions of submarine vessels under ahead motion at snorkelling submergences. The numerical results obtained through these procedures are compared to existent published results with the aim of validation.
 
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tese_unprotected.pdf (1.57 Mbytes)
Data de Publicação
2013-07-01
 
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