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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.25.2019.tde-13112019-190320
Documento
Autor
Nome completo
Kelly Park
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2019
Orientador
Banca examinadora
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Presidente)
Caldana, Magali de Lourdes
Mattar, Tais de Lima Ferreira
Mendes, Liliane Campos Stumm
Título em português
Processamento fonológico em escolares bilíngues coreano e português-brasileiro
Palavras-chave em português
Escrita manual
Fonoaudiologia
Leitura
Multilinguismo
Resumo em português
Diversos estudos têm avaliado as vantagens e desvantagens do bilinguismo em uma gama de habilidades humanas e o processamento fonológico é tradicionalmente associado ao aprendizado da leitura e escrita. Sendo assim, o objetivo do estudo foi verificar o processamento fonológico nos escolares bilíngues coreano e português-brasileiro que também apresentam em seus dois idiomas, a língua alfabética. Dentre os objetivos específicos o estudo propõe caracterizar a consciência fonológica, a memória de trabalho fonológica e a nomeação automática rápida (RAN) em escolares bilíngues coreano e comparar o desempenho em escolares monolíngues (português-brasileiro). Participaram do estudo 128 escolares do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas da rede privada da cidade de São Paulo, distribuídos entre Grupo Bilíngue (GB = 34) e Grupo Monolíngue (GM = 94). Os resultados demonstraram que foi possível verificar valores estatisticamente significantes no grupo bilíngue nas tarefas de consciência fonológica quanto a transposição silábica (p<0,01); na memória de trabalho fonológica de dígitos na ordem inversa (p<0,01) e por fim na nomeação automática rápida para todas as categorias avaliadas, como: cores (p<0,024), dígitos (p<0,009), letras (p< 0,006) e objetos (p< 0,016). Escolares bilíngues apresentaram melhor desempenho com resultado estatisticamente significante em: habilidades de CF (transposição silábica); na tarefa de repetição de dígitos na ordem inversa e na velocidade de processamento de informação quando comparado ao grupo monolíngue. O estudo indicou melhor domínio dos escolares bilíngues quanto ao processamento fonológico, pois ele contribui para a aprendizagem inicial da escrita, sendo importante o estímulo destas habilidades do processamento fonológico antes do ciclo de alfabetização, o que também pode-se observar neste processo e sinalizar, precocemente, eventuais queixas de aprendizagem. Investigações nacionais futuras com esta população são de extrema relevância, já que o país apresenta número significativo de crianças orientais em fase de desenvolvimento escolar.
Título em inglês
Phonological processing in bilingual schools korean and brazilian-portuguese
Palavras-chave em inglês
Handwriting
Multilinguism
Reading
Speech, language and hearing-sciences
Resumo em inglês
Several studies have evaluated the advantages and disadvantages of bilingualism in a rage of human skills and the phonological processing is traditionally associated with learning to read and write. Therefore, the aim of this paper was to verify the phonological processing in Korean and Brazilian-Portuguese bilingual students which also have present the alphabetic language, in their two languages. Among the specific objectives, the study proposes to characterize phonological awareness, phonological work memory and rapid automatic naming (RAN) in Korean bilingual students and to compare performance in monolingual (Brazilian-Portuguese) students. A total of 128 elementary school students from two private schools in the city of São Paulo participated in the study, distributed between Bilingual Group (BG = 34) and Monolingual Group (MG = 94). The results showed that it was possible to verify statistically significant values in the bilingual group in phonological awareness tasks regarding syllabic transposition (p <0.01), phonological work memory of digits in the reverse order (p <0.01) and the all rapid automatic naming test: colors (p <0.024), digits (p <0.009), letters (p <0.006) and objects (p <0.016). Bilingual students presented better performance with a statistically significant result in: PA skills (syllabic transposition); in the task of repetition of digits in reverse order and in the speed of information processing when compared to the monolingual group. The study indicated a better mastery of bilingual students regarding phonological processing, since it contributes to the initial learning of writing, and it is important to stimulate these skills before the literacy cycle, which can also be observed in this process and signaling, at an early stage, eventual learning complaints. Future national research with this population is extremely relevant, as the country has a significant number of East Asian children in school development.
 
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KellyPark_Rev.pdf (1.39 Mbytes)
Data de Publicação
2019-11-27
 
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