• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2009.tde-14092009-163036
Documento
Autor
Nome completo
Marta Cristiane Alves Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2009
Orientador
Banca examinadora
Evora, Yolanda Dora Martinez (Presidente)
Melo, Marcia Regina Antonietto da Costa
Pinto, Ione Carvalho
Sperandio, Dircelene Jussara
Viana, Adriana Backx Noronha
Título em português
Proposta didático-pedagógica para a disciplina Administração dos Serviços de Enfermagem Hospitalar: Desenvolvimento e Implementação da Metodologia WebQuest
Palavras-chave em português
Administração em Enfermagem
Informática em Enfermagem
metodologia WebQuest.
processo ensino-aprendizagem
Resumo em português
As reflexões sobre a realidade atual e as possibilidades futuras não permitem ignorar as influências das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. O processo de aprender, mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação, assume enorme importância no contexto atual. Este estudo é uma pesquisa exploratório-descritiva, com objetivos de desenvolver e implementar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), na temática Gerenciamento de Recursos Materiais em Enfermagem, utilizando-se a metodologia WebQuest. O estudo foi realizado, no segundo semestre de 2008, com 23 alunos do oitavo semestre do curso de graduação em Enfermagem, em três etapas: planejamento, desenvolvimento e implementação. A etapa 1 consistiu no aspecto pedagógico de elaboração e definição do conteúdo, de acordo com os passos propostos pela metodologia WebQuest. A etapa 2 envolveu a organização do conteúdo, inclusão de imagens e conclusão do acabamento da WebQuest. A etapa 3 correspondeu à disponibilização da WebQuest na plataforma educacional da instituição de ensino e sua implementação pelos alunos, por meio do acesso às ferramentas da internet. Os resultados confirmaram a importância das tecnologias da informática e informação como instrumento para uma prática docente mediadora na integração entre conhecimentos válidos e a realidade complexa e dinâmica dos serviços de saúde, tendo em vista sua transformação para o alcance da qualidade da assistência de enfermagem. Da mesma forma, foi reconhecido o valor da avaliação descritiva pelos alunos, como estímulo à manifestação livre de opiniões, associada à atribuição de critérios numéricos, ao longo de todo o processo de aprendizagem. As conclusões dos alunos evidenciaram o reconhecimento da função gerencial do enfermeiro, na aplicação das etapas de tomada de decisão e planejamento, especificamente em relação aos recursos materiais que viabilizam o trabalho da equipe de enfermagem e o alcance da qualidade almejada. As manifestações dos alunos permitiram compreender que a dedicação de um tempo maior para o desenvolvimento da proposta assim como as possibilidades de aperfeiçoamento das ferramentas de navegação devem ser consideradas, enquanto aspectos relevantes na busca de avanços que favoreçam a adequação contínua dos processos de aprendizagem. A avaliação desta proposta, pelos alunos, como favorável para a aproximação à realidade do trabalho dos enfermeiros bem como a manifestação de satisfação pelo seu cumprimento com sucesso, enquanto contribuição para a formação acadêmica e adequação ao mercado de trabalho, permitiram considerar a metodologia WebQuest como válida e inovadora para o processo de ensino-aprendizagem, na temática Gerenciamento de Recursos Materiais em Enfermagem.
Título em inglês
Didactic-pedagogic proposal for the course Administration of Hospital Nursing Services: development and implementation of WebQuest methodology
Palavras-chave em inglês
Nursing Administration
Nursing Informatics
teaching-learning process
WebQuest methodology.
Resumo em inglês
Reflections on current reality and future possibilities do not permit to ignore the influence of new technology in the teaching-learning process. The learning process mediated by technology of information and communication has considerable importance in the current context. This exploratory-descriptive study aimed to develop and implement a virtual learning environment (AVA) on the theme Management of Material Resources in Nursing using the WebQuest methodology. The study was carried out with 23 students at the eighth semester of the Nursing undergraduate program in the second semester of 2008 in three stages: planning, development and implementation. Stage 1 consisted of its pedagogical aspect, that is, elaboration and definition of content according to the WebQuest methodology. Stage 2 involved the organization of content, inclusion of images and completion of WebQuest. Stage 3 corresponded to the availability of the WebQuest in the institutions educational website and its implementation by students through access to Internet tools. Results confirm the importance of information technology and information as instrument for a mediator teaching practice in the integration of valid knowledge and the complex and dynamic reality of health services with a view to transform it so to achieve quality in nursing care. The value of students descriptive evaluation was also acknowledged as a stimulus to free speech associated to the attribution of numerical criteria along the whole learning process. Students conclusions evidenced the acknowledgment of nurses managerial function in the application of decision-making stages and planning, specifically in relation to material resources that make possible the work of the nursing team and the achievement of desired quality. Students expressions permitted to understand that devotion of more time to the development of this proposal as well as possibilities of improvement of navigation tools should be taken into account, considering them relevant aspects in the search of advancements that favor ongoing adaptation of learning processes. Students evaluated this proposal as favorable to approximate the reality of nurses work and also expressed satisfaction for having successfully completed it. In their view it contributes to academic education and suitability for the job market. Hence, the methodology WebQuest was considered valid and innovating for the teaching-learning process on the theme Management of Material Resources in Nursing.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-09-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.