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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2004.tde-22122015-162444
Documento
Autor
Nome completo
Genival Corrêa de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2004
Orientador
Banca examinadora
Schaal, Ricardo Ernesto (Presidente)
Carneiro, Andréa Flavia Tenório
Fonseca Júnior, Edvaldo Simões da
Philips, Jürgen Wilhelm
Segantine, Paulo César Lima
Título em português
Operacionalidade de redes geodésicas de apoio ao cadastro rural
Palavras-chave em português
Cadastro rural
Classificação de redes geodésicas
Operacionalidade
Projeto de redes
Redes de apoio
Redes geodésicas
Resumo em português
Nos últimos anos, tem sido evidente a importância dos sistemas de cadastro territorial. Isso tem ocorrido, principalmente, devido à sua crescente função no desenvolvimento econômico, e no gerenciamento ambiental. Dentre os elementos fundamentais de um sistema cadastral, destaca-se o custo do cadastramento, o qual deve ser compatível com a utilidade de cada imóvel cadastrado. Nesse contexto, e considerando as exigências da Lei 10.267, este trabalho demonstra que certas características das redes geodésicas de apoio ao cadastro influenciam determinantemente nos custos do cadastramento dos imóveis rurais e, portanto, que tais características devem ser cuidadosamente consideradas quando da implantação e manutenção de sistemas cadastrais. É introduzido o conceito de operacionalidade, como mais um parâmetro a ser maximizado na elaboração de um novo projeto, ou na análise de uma rede já existente. A determinação dos parâmetros de operacionalidade fundamentou-se na identificação e atribuição de "pesos" às características dos vértices, através de uma pesquisa entre profissionais e estudiosos da área, e mediante o envio de dezenas de questionários. Dessa pesquisa foi possível inferir que os atributos relacionados ao acesso, monumentação do vértice, uso de receptores GPS e uso por estação total, têm o mesmo peso, sendo que uma importância menor foi atribuída às facilidades logísticas locais. Ficou demonstrado também que, além dos atributos dos vértices, a densidade da rede também influencia a operacionalidade. Utilizando-se de simulações, e tendo como referência uma região piloto, selecionada dentro do Estado de São Paulo, quantificou-se a influência da densidade que, agregada às características dos vértices, permitiu desenvolver um método para obtenção de um indicador numérico da operacionalidade, o qual denominou-se Índice de Operacionalidade. O trabalho permitiu, ainda, separar as redes em 4 classes de operacionalidade, de acordo com a expectativa de dispêndio de tempo para a implantação de uma base topográfica de apoio aos levantamentos cadastrais de imóveis rurais.
Título em inglês
Functionality of reference geodetic networks to rural cadastre
Palavras-chave em inglês
Functionality
Geodetic networks
Networks project
Reference networks classification
Rural cadastre
Resumo em inglês
In the last few years, it has been noticeable the importance of territorial cadastre systems. This is happening mainly because of its increasing function in economic development, and in environmental managing. Among the fundamental elements of a cadastre system, the cadastral cost, which must be compatible with the utility of each cadastred land parcel, is emphasized. In this context, and considering the 10.267 Law demands, the present study shows that certain characteristics of reference geodetic networks have influence in a determinant way in the costs of rural cadastre, and for that, these characteristics must be carefully considered when implementing and maintaining cadastral systems. The functionality concept was introduced as one more parameter to be maximized when elaborating a new project, or in the analysis of an already existing network. The determination of functionality elements was based in the identification and attribution of "weighs" to the network stations characteristics through an investigation by mailing questionnaires to surveyors and researchers. From this investigation, it was possible to infer that the attributes related to the network stations access, monuments, functionality for GPS and total station surveys have the same weigh, however local logistics facilities have been attributed with less importance. It was also demonstrated that, besides the network stations attributes, the network density also influences the functionality. Using simulations, and having as reference a pilot area, selected within São Paulo state, it was quantified the density influence that, together with the network stations characteristics, allowed the development of a method to obtain a numerical indicator of the functionality, which was called Functionality Index. This study also permitted to separate the networks into 4 classes of functionality, according to the time wasting expectation to establish 2 control points to support cadastral surveys.
 
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Data de Publicação
2015-12-23
 
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