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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2009.tde-22022010-105105
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Matuoka Mizumoto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Saes, Maria Sylvia Macchione (Presidente)
Chaddad, Fabio Ribas
Lazzarini, Sérgio Giovanetti
Oliveira Júnior, Moacir de Miranda
Zylbersztajn, Decio
Título em português
Estratégia e ação empreendedora em empresas familiares: uma análise sobre capital humano e capital social
Palavras-chave em português
Administração de empresas
Capital humano
Capital social
Empreendedorismo
Empresas familiares
Estratégia organizacional
Resumo em português
A ocorrência de desequilíbrio no ambiente econômico impõe ajustes na estratégia e na alocação de recursos pelas firmas. A literatura em estratégia prediz a reação da firma ao desequilíbrio de acordo com seus recursos, as forças competitivas de mercado e os mecanismos para economizar em custos de transação. Entretanto, estas perspectivas assumem homogeneidade nas capacidades gerenciais, habilidades e experiências das firmas; em outras palavras, não há espaço para o empreendedor. De fato, as investigações sobre o empreendedor focam o seu comportamento ao risco, o processo de julgamento relacionado ao seu modelo mental e outros conceitos que não são diretamente observáveis. Esta tese de doutorado propõe um modelo baseado em capital humano e capital social para conectar as teorias isoladas sobre estratégia e empreendedorismo. Ainda mais, este modelo integra a teoria sobre empresas familiares pela sua importância na formação de capital humano e capital social das firmas. O estudo empírico investigou a escolha estratégica e a ação empreendedora de famílias de produtores rurais no Brasil. Especificamente, avaliou os produtores que mudaram de uma estratégia de liderança em custo para uma estratégia de diferenciação, no contexto da produção de cafés. O primeiro estudo investigou os mecanismos de influência da família na formação de capital humano e capital social. O capital humano é formado pela educação formal e pela experiência herdada da família. As investigações sobre capital social focaram o número de conexões familiares e a duração da relação com o comprador de café. O segundo estudo empregou modelos Probit, Tobit e Cox para estimar a probabilidade de troca de estratégia em uma amostra de 135 produtores de café. O terceiro estudo introduziu a decisão de governança na investigação sobre a escolha de estratégia; para cumprir com este objetivo, foi aplicado um modelo de Switching regression para controlar os efeitos endógenos nas decisões de governança e estratégia, em uma amostra de 255 observações. Os resultados indicaram que os empreendedores investem em educação formal para melhor avaliar os cenários e para tomar ações empreendedoras. Apesar de estudos anteriores apontarem um efeito positivo da experiência herdada da família, os resultados encontrados sugeriram efeitos contingenciais. A experiência da família contribuiu para a inércia das estratégias das firmas. Entretanto, em interação com o capital social, a experiência da família favoreceu positivamente a adoção de novas estratégias. Outro efeito importante foi que a experiência da família aumentou o desempenho da estratégia de diferenciação. O capital social da família contribui muito para prever a tomada de ações empreendedoras. Especificamente, o número de conexões sociais aumentou a probabilidade de ajustar a estratégia quando existem contratos, ainda mais, sugeriu que pessoas socialmente conectadas têm vantagens de cooperação para estabelecer contratos, refinar os seus termos e promover sua estabilidade. As relações duradouras suportaram a emergência de confiança entre os agentes, o que permitiu a decisão de fazer investimentos específicos mesmo na ausência de arranjos de proteção. Esta pesquisa propõe um modelo de análise do capital humano e capital social para prever a tomada de ação empreendedora e a escolha de estratégia. Ainda mais, propõe um modelo de investigação dos efeitos positivos da família nos negócios, em que estabelece a importância da herança educacional e da transmissão de capital social para as gerações futuras. Esta é a primeira pesquisa a debater teoricamente e a testar empiricamente os argumentos de capital humano e capital social com base em um modelo integrado das teorias de empresas familiares, empreendedorismo e estratégia.
Título em inglês
Entrepreneurial strategy and action in family business: an analysis of human capital and social capital
Palavras-chave em inglês
Business administration
Capital
Entrepreneurship
Family businesses
Human capital
Organizational strategy
Resumo em inglês
The occurrence of disequilibrium in the economic environment imposes adjustments on a firms strategy and allocation of resources. The literature on strategy predicts the firms reaction to disequilibrium according to the existing set of resources, the competitive forces in the industry and the transaction-cost economizing mechanisms. However, these perspectives assume the homogeneous managerial ability, skills, and experiences of firms; in other words, there is no room for the entrepreneur. In fact, investigations on entrepreneurs rely on the risk-taking behavior, judgment processes related to cognitive mental models, and other concepts that are not directly observable. This doctoral dissertation proposes a framework based on human capital and social capital dimensions to connect the isolated strategy and entrepreneur theory. Moreover, the framework links the family business theory for its importance in the formation of human capital and social capital of firms. The empirical study investigated the strategy choice and entrepreneurial action of family farmers in Brazil. Specifically, it investigated the farmers who switched from the low-cost strategy to differentiation strategy in the coffee production context. The first study investigated the mechanisms of family influence on the formation of human capital and social capital. Human capital comprises the formal education and the experience inherited from family. The investigations on social capital focused the number of family ties and the relationship duration with the coffe buyer. The second study applied Probit, Tobit and Cox Models to estimate the probability of switching strategies in a 135 farmers sample. The third study introduced the governance decision in the investigation of strategy choice; to accomplish this objective, it was applied a Switching regression model to control for endogenous effects on governance and strategy decisions, in a 255 observations sample. The results indicated that entrepreneurs invest on education to better evaluate scenarios and take entrepreneurial action. Although previous studies had indicated a positive effect of experience inherited from family, the research findings suggested contingent effects. The experience inherited from family contributed to inertia in firm strategies. However, in interaction with social capital, the experience positively contributed to adoption of new strategies. Another important effect was that experience inherited from family enhanced the performance of differentiation strategy. The family social capital largely contributes to predict the entrepreneurial action. Specifically, the number of social connections enhanced the probability to switch strategy when exist contracts, moreover, suggested that socially connected people take advantages of cooperation to establish contracts, to refine its terms and to promote its stability. Enduring relationships supported the emergence of trust among agents, which enabled the decision to make specific investments even in the absence of protection arrangements. This research proposes an analytical model that evaluates human capital and social capital to predict entrepreneurial action and strategy choice. Furthermore, it proposes an analytical model to evaluate the positive family effects on business, which establishes the importance of education endowments and the transmission of social capital to future generations. This is the first research to theoretically debate and empirically test human capital and social capital arguments based on an integrated overview of family business, entrepreneurship and strategic management theory.
 
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Data de Publicação
2010-02-23
 
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