• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.12.2005.tde-10042007-091335
Documento
Autor
Nome completo
Alfredo Cavalcanti de Quadros Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Toledo, Geraldo Luciano (Presidente)
Crescitelli, Edson
Goldstein, Cláudia Szafir
Título em português
Orientação para o mercado e o Modelo Delta de estratégia: um estudo de caso em empresa distribuidora de insumos para marcenarias
Palavras-chave em português
Estratégia organizacional
Marketing
Marketing estratégico
Resumo em português
Os temas principais desta dissertação são o Modelo Delta de estratégia e a orientação para o mercado. O Modelo Delta de estratégia foi desenvolvido em função do advento da economia em rede, caracterizada principalmente pela Internet, que trouxe mudanças profundas no ambiente dos negócios, tornando inválidos ou incompletos os modelos tradicionais de desenvolvimento de estratégias. A orientação para o mercado, desenvolvida na década de 90, é uma evolução da orientação para marketing, que enfatiza, além da orientação para os clientes, a orientação para os concorrentes. O objetivo central da dissertação foi estudar as inter-relações entre o Modelo Delta de estratégia e a orientação para o mercado. Complementarmente, procurou-se avaliar, por meio de um estudo de caso, a aplicação da orientação para o mercado em uma empresa distribuidora de insumos para marcenarias, de acordo com as abordagens de Day, e de Narver e Slater. As principais contribuições trazidas por este estudo, além dos objetivos mencionados, foram a proposição dos conceitos de ?complementador genérico? e ?complementador específico?, por meio da elaboração do conceito de ?complementador?, uma das idéias centrais do Modelo Delta; a proposição de uma alternativa estratégica complementar para o Modelo Delta, dentro do posicionamento estratégico de System Lock-in, denominada alternativa de ?Orientação para o Mercado? e a proposta de um questionário, com base no modelo de Day, para verificar o estágio de implementação da orientação para o mercado numa empresa.
Título em inglês
Market orientation and the Delta Model of corporate and business strategies: case study in a distributor of products for woodworking firms
Palavras-chave em inglês
Marketing
Strategic marketing
Strategy
Resumo em inglês
The main subjects of this thesis are the Delta Model for corporate and business strategies, and market orientation. The Delta Model was developed to overcome the shortcomings of the existing strategy models after the emergence of the networked economy and the accompanying transformations in the business world. Market orientation was developed in the last decade and is an evolution of the marketing orientation that emphasizes, besides client orientation, also competitor orientation. The primary objective of the thesis was to study the interrelationships between the Delta Model and market orientation. Additionally, the application of market orientation in a distributor of raw materials for woodwork shops was evaluated, according to the models of Day, and Narver and Slater, by using a case study research. The main contributions of this study, beyond the stated objectives, were the proposal of the concepts of ?generic complementor? and ?specific complementor?, a development of the concept of complementor, one of the basic principles of the Delta Model; the proposal of a complementary strategic alternative for the System Lock-In option of the Delta Model, named ?market orientation? alternative and the proposal of a questionnaire, based on the Day model, to evaluate the implementation of market orientation in a company.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DissertacaoAlfredoC.pdf (364.14 Kbytes)
Data de Publicação
2007-04-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.