• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2010.tde-24052010-111325
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Yuri Nakamura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2010
Orientador
Banca examinadora
Caixeta Filho, Jose Vicente (Presidente)
Bartholomeu, Daniela Bacchi
Moraes, Márcia Azanha Ferraz Dias de
Título em português
Análise da viabilidade da utilização do transporte por cabotagem para a movimentação de automóveis novos no Brasil: um estudo de caso
Palavras-chave em português
Automóveis - Produção
Cabotagem
Modelos matemáticos
Programação Linear
Transporte marítimo - Custos.
Resumo em português
O objetivo desta dissertação é analisar a viabilidade do transporte marítimo de automóveis novos por cabotagem no Brasil, buscando uma alternativa de transporte, pois atualmente este transporte somente é realizado pelo modal rodoviário. A utilização da cabotagem como transporte de cargas tem aumentado desde a promulgação da Lei de Modernização dos Portos (lei 8.630), em 1993. Nesta mesma época, as fábricas de veículos começaram a passar por um processo de desconcentração geográfica, se deslocando da região Sudeste, e necessitando de transportes mais eficientes. Para observar se tal alternativa é viável economicamente, foi elaborado um estudo de caso e foram usados os dados de uma montadora específica. Esta montadora possui fábricas nos municípios de Camaçari (BA) e de São Bernardo do Campo (SP) e precisa distribuir sua produção em 275 concessionárias espalhadas pelo país. A partir do levantamento e análise dos custos rodoviários e de cabotagem para o transporte de automóveis, foi desenvolvido um modelo de transporte solucionado com o uso de técnicas de programação linear cujas soluções a partir da minimização dos custos de transporte apontaram para o uso ou não da cabotagem. As rotas que apresentaram maiores ganhos econômicos têm como característica uma grande distância entre a fábrica e as concessionárias e uma proximidade dos portos de destino das concessionárias.
Título em inglês
Analysis of feasibility to use cabotage for transporting new cars in Brazil: a case study
Palavras-chave em inglês
Cars - Production
Coastal
Linear programming
Maritime transport - Costs.
Mathematics models
Resumo em inglês
This study aims to examine the feasibility of costal shipping of new cars by cabotage in Brazil, searching for an alternative system, since, currently, this transport is performed solely by road transportation. The use of cabotage as cargo transportation has increased since the enactment of the Modernization of Ports Law (Act 8630) in 1993. Since then, automobile makers started to undergo a decentralization process, moving away from the Southeast, and, therefore, requiring more efficient transport. To evaluate the economical feasibility of this alternative, a case study was established and data were collected from a specific auto maker. The auto maker has plants in the cities of Camaçari (BA) and São Bernardo do Campo (SP) and needs to distribute its production to 275 authorized dealers across the country. From the study and analysis regarding road and cabotage costs for car transports, it was developed a transportation model whose solutions using linear programming techniques aim to mitigate transportation costs pointing to the use or not of cabotage. Routes that had greater economic yields are characterized by a large distance between the plant and dealers and proximity to destination ports of dealers.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Caroline_Nakamura.pdf (422.20 Kbytes)
Data de Publicação
2010-06-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.