• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-20122019-112547
Documento
Autor
Nombre completo
Eliane Monetti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Tribunal
Abiko, Alex Kenya (Presidente)
Eid Junior, William
Lima Junior, Joao da Rocha
Oliveira, Edson Ferreira de
Securato, Jose Roberto
Título en portugués
Educação em real estate: evolução e comparação entre regiões latino-americanas.
Palabras clave en portugués
Educação - América Latina
Mercado imobiliário
Resumen en portugués
O tema da educação em real estate, apesar de ser foco de inúmeras pesquisas, por um lado, ainda é alvo de controvérsias entre diferentes autores e, de outro, ainda se encontra defasado na América Latina relativamente ao estágio que se observa em economias mais desenvolvidas. O objetivo deste trabalho é promover uma análise comparativa, no que tange ao conteúdo dos cursos de pós-graduação focados em real estate, oferecidos em diferentes países latino-americanos. Para tal, resgata-se o conjunto dos conceitos do que se denomina de Corpo do Conhecimento (Body of Knowledge - Bok) do real estate, que servirá de base para análise da oferta de cursos na América Latina. Uma segunda base de conhecimento compreende as características próprias da América Latina quanto a indicadores de desenvolvimento, que tende a levar à existência de maior maturidade aos mercados de real estate, bem como a estrutura vigente dos cursos de pós-graduação no bloco. A partir dessas referências, dezoito cursos de pós-graduação, distribuídos em 8 países foram identificados e analisados. Como resultado, identificou-se que Brasil, México, Argentina, Chile e Peru contribuem com 8 cursos que apresentam aderência em seus conteúdos compatíveis com os adotados nas economias mais evoluídas.
Título en inglés
Real estate education: evolution and comparison among different Latin American regions.
Palabras clave en inglés
Education - Latin America
Real estate
Resumen en inglés
Although real estate education has been the focus of many different researches, the content known as the Body of Knowledge still is quite controversial. Especially in Latin American, it still has a lot of catch up with the patterns taught in more developed economies. The aim of this thesis is to promote a comparative analysis among the content of graduated Latin American courses focused on real estate. The Body Knowledge presented in the literature is reviewed and it is used as a model through which Latin American disciplines are analyzed. Also, some indicators are used to infer the maturity of the real estate markets in the region, along with the framework in which graduate education is formatted in different Latin American countries. All those references are used to analyze eighteen disciplines, distributed in eight different countries. As a result, Brazil, Mexico, Argentina, Chile and Peru have eight different disciplines in which the main content fit into the Body of Knowledge suggested and used in the most advanced economies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ElianeMonettiLD.pdf (4.99 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-05-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.