• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2016.tde-17102023-130529
Documento
Autor
Nombre completo
Arthur Hunold Lara
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Tribunal
Ono, Rosaria (Presidente)
Amorim, Arivaldo Leão de
Celani, Maria Gabriela Caffarena
Fabricio, Márcio Minto
Rocha, Angela Maria
Título en portugués
Modelos dinâmicos de representação no ensino da arquitetura e design
Palabras clave en portugués
Emuladores físicos
Materiais (desempenho)
Materiais de alto desempenho
Modelagem paramétrica
Modelos (representação)
Simulação
Resumen en portugués
Trata-se de pesquisa teórica e prática no campo da Arquitetura e do Design, acerca da evolução das metodologias de representação empregadas nas fases iniciais do processo de projeto. Cuida-se de expor e analisar a evolução das Entidades de Modelagem e dos Modelos Dinâmicos de Representação, com foco na melhoria do desempenho ambiental e acadêmico, com otimização da tectônica. Pontua materiais elásticos e maleáveis empregados por arquitetos e engenheiros, bem como suas diferentes interações com as forças naturais. Visita seus modelos dinâmicos de ensaios e apresenta suas respectivas eficiências estruturais, conjugadas com os aspectos estéticos e formais. Refaz um percurso paralelo, substituindo materiais elásticos por simulação física emulada, e compara as entidades em pequenas programações, verificando a potencialidade de modelos de representação dinâmica digital no ensino. Objetiva-se defender a validade da utilização, na cátedra, de modelagens e simulações na criação, proposição, composição e confirmação de processos investigativos projetuais, por intermédio do uso de algoritmos e desenhos múltiplos que mesclem habilidades digitais e manuais. Para tanto, com o lastro de ampla consulta bibliográfica concernente à temática, um percurso histórico é traçado e exposto de modo exploratório-analítico, revivendo conceitos e experiências, para, ao final, apoiando-se em pequenos experimentos realizados, concluir pela legitimidade e valor da proposta.
Título en inglés
Representation of dynamic models in the teaching of architecture and design
Palabras clave en inglés
Parametric modeling
Performance materials
Physical emulators
Simulation
Resumen en inglés
This is about theoretical and practical research in the Architecture and Design broad field, on the representation methodologies progress employed in in the early stages of the design process, taking care to expose and analyze the evolution of modeling entities, the representation of dynamic models, notably thought to improve the environmental and academic performance by optimizing the tectonics. Scores elastic and pliable materials employed by architects, engineers, and their different methods to deal with natural forces. Visit their dynamic models tests with their respective structural efficiencies combined with formal aesthetic. Redo a parallel route replacing elastic materials emulated by physical simulation, compares entities in small settings by checking the capability of digital dynamic representation models, focusing on education. The objective is to defend the use validity, the chair, the constant modeling and simulating of such applications, able to create, propose, and compose or to confirm, through multiple simulations, multiple drawings, mixed with manual and digital skills. To this end, and in the method of backed literature review in extensive consultation to books and articles concerning the theme, runs through the historical course of the subject under study, exposing exploratory and analytical way, concepts and experiences, just to do, at the end , concluding that its legitimacy and significant value through small experiments.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-10-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.