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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.98.2022.tde-13072023-190313
Documento
Autor
Nombre completo
Agnaldo Piscopo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Avezum Junior, Alvaro (Presidente)
Pinto, Ibraim Masciarelli Francisco
Stefanini, Edson
Timerman, Sergio
Título en portugués
Eficácia do treinamento de ressuscitação cardiopulmonar utilizando manequins de baixo custo produzidos com garrafa plástica comparados com manequins comercializados, em escolas públicas de São Paulo
Palabras clave en portugués
Manequim
Parada Cardíaca
Reanimação Cardiopulmonar/Educação
Simulação de Pacientes
Tecnologia de Baixo Custo
Resumen en portugués
O projeto Kids Save Lives preconiza o ensino da ressuscitação cardiorrespiratória (RCP) nas escolas a partir de 12 anos utilizando pequenos manequins e vídeos de demonstração da RCP que pode ser ministrado por profissionais de saúde ou ainda por alunos de medicina com treinamento de RCP prévio. Com o propósito de avaliar a não inferioridade do manequim confeccionado com tecnologia de baixo custo (G) quando comparado ao manequim Mini Anne® da Laerdal (L) na eficácia das compressões torácicas (CT) por meio da avaliação da profundidade 3,8cm em mais de 85% das CT durante 2 min (hands only). Secundariamente foi avaliar o passo a passo da RCP e da qualidade da CT, por meio do índice de acerto do teste de responsividade, do chamado de ajuda com o desfibrilador externo automático (DEA), da simulação da ligação para o número da emergência, do tempo do início da RCP e da análise da frequência, profundidade, posição correta das mãos e retorno completo das CT, comparado por modelo do manequim utilizado, por IMC e por idade isto em duas avaliações separadas por seis meses. Para tanto 1324 alunos com idade superior a 12 anos de 9 escolas públicas da zona sul de São Paulo/SP foram aleatorizadas em Grupo G (667 alunos) confeccionado com garrafa Pet e material reciclável e Grupo L (666 alunos), ambos foram submetidos a sessão de treinamento de RCP (30-45 min - hands only) por acadêmicos de medicina e profissionais de saúde. Após o treinamento os alunos foram submetidos a avaliação da eficácia das CT comparando os dois manequins de forma cega. Foram semelhantes os resultados entre o Grupo G 168/662 (25,38%) e Grupo L 160/663 (24,13%) de eficácia estipulados das CT com 85% ou mais com profundidade maior que 3,8cm e estes não diferiram significativamente (p > 0,05%). Além disso, a margem de não inferioridade (-5%) indicou que o manequim G não é estatisticamente inferior ao manequim L (p = 0,0043; IC90%: -2,66%; - 5,15%). Não foram observadas diferenças significativas entre os dois grupos na avaliação do passo a passo da RCP, e na avaliação da qualidade das CT, na avaliação da frequência, na profundidade e no retorno completo das CT tanto na avaliação imediata e como após 6 meses, entretanto foi observado que os alunos treinados com manequim G apresentaram pior desempenho que os 11 alunos treinados com o manequim L na avaliação da posição correta das mãos na avaliação imediata (p = 0,014) e na avaliação após 6 meses (p = 0,019). Foi observada redução no índice de acerto do passo RCP do aluno independente do manequim utilizado na avaliação após 6 meses, sugerindo limitação da retenção de conhecimento do aluno. Os resultados sugerem que os manequins de garrafa PET não são inferiores aos manequins Mine Anne® no ensino das compressões torácicas, não diferem no ensino do passo a passo da RCP e tão pouco na qualidade das CT o que justifica o seu emprego no ensino da RCP.
Título en inglés
Effectiveness of cardiopulmonary resuscitation training in public schools in São Paulo City, using low-cost manikin produced with pet bottle compared to commercial manikin
Palabras clave en inglés
Cardiopulmonary Resuscitation
Heart Arrest
Low-Cost Technology
Manikins
Patient Simulation
Resumen en inglés
The Kids Save Lives project advocates CPR training in schools for children above 12 years, using small manikins and videos to compare to commercialized manikin in public schools in São Paulo. This training may be offered by health professionals or by medical students with previous CPR training. The primary goal of the current study was to assess the non-inferiority of students trained using low-cost technology manikin (G), compared to students trained with manikin Mini Anne® from Laerdal (L). Comparison was made by analyzing the effectiveness of chest compressions (CC) through assessment of depth at 3.8cm or greater in more than 85% of the CC for two minutes (hands only). Secondary goals were to assess the step-by-step of CPR and quality of CC through the number of correct answers in the responsiveness test, call for help with automated external defibrillator (AED), call simulation to the emergency number, time to begin CPR and analysis of rate, depth, proper hand placement and complete recoil after CC, compared by manikin used, BMI and age in two assessments, the first of which was immediate and the second one six months after the first training. To this end, 1,324 students with ages above 12 were selected in nine public schools in the south zone of São Paulo/SP. Research subjects were randomly divided into two groups, 667 students were assigned to Group G (manikins made of PET bottle and recyclable material), and 666 students were assigned to Group L. The two groups received one CPR training session that lasted about 30-45 minutes (hands only) offered by medical students and health professionals. After the training, students CC effectiveness was measured by instructors/examiners with blind comparison of the two types of manikins used during training. The results of Group G 168/662 (25.38%) and Group L 160/663 (24.13%) were similar among those CC as stipulated, with 85% or more CC with depth at 3.8 cm or greater, and these did not differ significantly (p > 0.05%). In addition, the margin of non-inferiority (-5%) indicated that Manikin G is not statistically inferior to Manikin L (p = 0.0043; 90%CI: -2.66%; -5.15%). No significant differences were observed between the two groups in the assessment of the step-by-step CPR, and in the assessment of CC quality, in the assessment of the rate, in the depth and in total 13 recoil after CC both in the immediate evaluation and after 6 months, however it was observed that students trained with manikin G performed worse than students trained with manikin L in the assessment of correct hand position in the immediate assessment (p = 0.014) and in the assessment after 6 months (p = 0.019). Regardless of the manikin used, a reduction in accuracy of CPR steps was observed in the assessment six months after training, which suggests limited retention of knowledge by students. The results that PET manikins are not inferior to Mine Anne® manikins in teaching chest compressions do not differ in teaching step-by-step of CPR, nor in the quality of CC, which justifies their use in teach CPR.
 
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Fecha de Publicación
2023-09-29
 
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