• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.97.2023.tde-19072023-133709
Document
Auteur
Nom complet
Ana Carolina Vieira de Araujo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Lorena, 2023
Directeur
Jury
Rodrigues Junior, Durval (Président)
Silva, Elidiomar Ribeiro da
Menegatti, Carlos Renato
Titre en portugais
Física em cena: uma sequência didática para estudo de Mecânica no Ensino Médio a partir da análise de desenhos animados
Mots-clés en portugais
Desenhos animados
Ensino Remoto e Presencial
Física
Guia de uso de animações no ensino de Física
Resumé en portugais
Muito se sabe sobre os desafios enfrentados pelos professores da educação básica no retorno das aulas presenciais após o Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido à pandemia da COVID-19. Um ponto a se ressaltar é o agravamento na dificuldade dos alunos em relação à disciplina de Física. Traz-se então a discussão sobre a utilização dos filmes e animações como uma opção de ensino, procurando-se verificar o quanto os alunos conseguem relacionar os conceitos de Física discutidos em sala com sua vida cotidiano, incluindo a utilização desses filmes. A partir desta problemática foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD) que teve como intuito ministrar alguns dos conteúdos introdutórios de Física, na parte de Mecânica, do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando a análise de desenhos animados. Foi escolhido esse tipo de animação com propósito de demonstrar que não são apenas em filmes de caráter científico que se encontra a Ciência, neste caso, a Física. O projeto foi aplicado durante dois bimestres em duas turmas de 1°EM em uma escola da rede privada de ensino no município de Taubaté, interior de São Paulo. As turmas estavam em anos diferentes, 2021 e 2022, e uma delas passou pela aplicação durante ERE. As primeiras etapas consistiam em entender o que os alunos sabiam sobre a matéria e, em seguida, foram desenvolvidas algumas atividades de nivelamento, para então adentrar ao conteúdo. Após o aprendizado dos conteúdos presentes no material didático, os alunos assistiram alguns episódios das séries Patrulha Canina e Kimetsu no Yaiba, e então resolveram alguns exercícios aplicados em forma de quiz sobre a relação da matéria com as cenas dos episódios. Como resultado houve um aumento no engajamento dos alunos e maior disposição para aprender o conteúdo, além do desenvolvimento de um olhar crítico e questionador. Outro ponto a ser abordado é que a turma de 2021 teve seu cronograma escolar prejudicado, devido à constante mudança do remoto para o presencial, não podendo completar a etapa que consistia em desenvolver uma apresentação que envolvesse um dos tópicos do conteúdo e uma animação de sua escolha. Em contrapartida, a turma de 2022, com ensino totalmente presencial, realizou a etapa com maestria e sugeriu uma outra apresentação, a fim de corrigir os equívocos e aprofundar o conteúdo. Com esse projeto pode-se entender a importância de o aluno perceber que faz parte do aprendizado, pois ele entende que é sujeito principal da aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento das aulas e sugerindo adaptações para sua realidade, além de desenvolver um olhar diferente para Física e quebrar alguns estereótipos criados antes da aprendizagem do conteúdo, por exemplo, a Física ser só uma Matemática mais complicada. Ressalta-se também o envolvimento do conhecimento científico e a participação na sua construção. Por fim, foi elaborado, como produto didático, um breve guia do uso de desenhos animados no ensino de Física, compilando as séries usadas na aplicação e as trazidas pelos alunos.
Titre en anglais
Physics on Scene: A didactic sequence for the study of Mechanics in High School based on cartoon analysis
Mots-clés en anglais
Cartoons
Didactic Sequence
Guide to the use of animations in Physics teaching
Physics
Remote and face to face Teaching
Resumé en anglais
Much is known about the challenges faced by basic education teachers in returning to face-to-face classes after Emergency Remote Teaching (ERT) due to the COVID19 pandemic. One point to be emphasized is the aggravating factor in the students' difficulty in relation to the Physics subject. Bring up here the discussion about the use of movies and animations in teaching. Finally, how much the students can relate the concepts of Physics discussed in classroom with their daily life, including these movies. Based on this problem, a Didactic Sequence (DS) was developed, which aimed to teach some of the introductory contents of Physics, in the Mechanics part, of the 10th High School grade, based on the analysis of cartoons. This type of animation was chosen with the purpose of demonstrating that Science, in this case, Physics, is not only found in scientific movies. The project was applied during first semester periods in two classes in a private school in the city of Taubaté, in the interior of São Paulo. The classes were in different years, 2021 and 2022, and one of them went through the application during ERT. The first steps consisted of understanding what the students knew about the subject and, then, some leveling activities were developed to then enter the content. After learning the contents present in the school books, the students watched some episodes of the Paw Patrol and Kimetsu no Yaiba series, and then solved some exercises applied in the form of a quiz about the relationship between the subject and the scenes of the episodes. As a result, there was an increase in student engagement and higher willingness to learn the content, in addition to the development of a critical and questioning eye. Another point to be addressed is that the class of 2021 had its school schedule affected, due to the constant change from remote to face-to-face teaching, not being able to complete the stage that consisted of developing a presentation that involved one of the topics of the content and an animation of its choice. On the other hand, the class of 2022, with fully face-to-face teaching, carried out the stage with mastery and suggested another presentation, in order to correct the mistakes and deepen the content. With this project, it is possible to understand the importance of the student realizing that he is part of the learning process, as he places himself and understands that he is the main subject of learning, helping in the development of classes and suggesting adaptations to his reality, in addition to developing a different look. for Physics and break some stereotypes created before learning the content, for example, Physics is just a more complicated Mathematics. Also noteworthy is the involvement of scientific knowledge and participation in its construction. Finally, an e-book guide to the use of cartoons in Physics teaching was developed, compiling the series used in the application and those brought by the students.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PED23001_C.pdf (9.24 Mbytes)
Date de Publication
2023-07-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.