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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-19122023-145029
Documento
Autor
Nome completo
Maíra Carvalho Bachiega de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Ribeiro, Maisa de Souza (Presidente)
Ferreira, Denize Demarche Minatti
Neves, Fabricio Ramos
Souza, Valdiva Rossato de
Título em português
Potencial de contribuição dos Institutos Federais de Ensino para o processo de redução dos GEEs a partir da utilização da energia fotovoltaica e seus respectivos efeitos financeiros no orçamento
Palavras-chave em português
Economia orçamentária
Emissões de GEEs
Energia fotovoltaica
Sustentabilidade
Viabilidade financeira
Resumo em português
O Brasil, assim como outros países, está empenhado na redução das mudanças climáticas. Nesse sentido, algumas medidas têm sido tomadas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs), inclusive a adoção do uso de energias renováveis, como a fotovoltaica, importante alternativa para a transição energética. Alguns dos Institutos Federais de Ensino (IFEs), distribuídos pelo país, tomaram a iniciativa de implantar sistema fotovoltaico. Por meio do estudo de multicasos, esta pesquisa tem por objetivo analisar o potencial de contribuição desses institutos para o processo de redução dos GEEs a partir da utilização deste tipo de energia e seus respectivos efeitos financeiros no orçamento. Considerando-se as reduções de emissões de dióxido de carbono (CO2), a economia financeira, as fontes de recursos e os valores investidos no processo de implantação dos sistemas fotovoltaicos, analisou-se o custo-benefício do investimento em relação à redução dos gastos com energia elétrica obtida com a produção de energia por meio do sistema de energia fotovoltaica. E, por fim, com base nos resultados obtidos, foi feita a inferência do potencial de contribuição do conjunto dos IFEs do Brasil para a gestão sustentável, do ponto de vista financeiro e ecológico. O estudo desenvolveu-se com base nos dados de oito campi dos IFEs, sendo quatro que possuem sistema fotovoltaico em funcionamento, para estudo direto, e quatro que não possuem, para controle. Foram solicitados os dados sobre consumo de energia elétrica e, para aqueles que possuem sistema em funcionamento, solicitou-se, também, os dados de investimentos e de geração fotovoltaica, referentes ao período de 2018 a 2021. A pesquisa demonstrou que há possibilidade de redução de gastos com consumo de energia elétrica e, ao mesmo tempo, de diminuição dos impactos ambientais a partir dos GEEs evitados, contribuindo para que o país atinja suas metas estabelecidas em termos de mitigação das mudanças climáticas. Portanto, a ampliação dessa alternativa para todos os IFEs poderia aumentar tais benefícios, com potencial de redução de emissões de CO2 em torno de 704.780,50 toneladas e de liberação de recursos públicos para outras finalidades, gerada pela economia com gastos de energia elétrica, na casa dos R$ 713.981.932,75 em valores nominais ou dos R$ 376.440.828,23 considerando o valor do dinheiro no tempo. Ressalta-se que a viabilidade financeira da implantação dos sistemas fotovoltaicos, avaliada em dados nominais, foi constatada, para os quatro campi com os sistemas em funcionamento, a partir da análise dos investimentos e das perspectivas de economia proporcionada pelo sistema. Levando-se em consideração o valor do dinheiro no tempo, a análise dos investimentos, realizada por meio dos cálculos do VPL, da TIR e do payback descontado, evidenciou que dois projetos se mostraram viáveis e dois não apresentam retornos financeiros positivos, porém, capazes de proporcionar reduções de emissões de CO2 em quantidade equivalente aos que se mostraram financeiramente positivos, constituindo-se, portanto, em relevante contribuição socioambiental para o desenvolvimento sustentável. Destaca-se, ainda, o papel das instituições de ensino para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, inclusive, por meio de exemplos práticos como o uso de fonte de energia renovável.
Título em inglês
Potential of contribution of Federal Teaching Institutes to the process of reducing GHGs from the use of photovoltaic energy and their respective financial effects on the budget
Palavras-chave em inglês
Budget savings
Financial viability
GHGs emissions
Photovoltaic energy
Sustainability
Resumo em inglês
Brazil, like other countries, is committed to reducing climate change. In this sense, some measures have been taken to reduce greenhouse gases (GHGs) emissions, including the adoption of the use of renewable energy, such as photovoltaic, an important alternative for the energy transition. Some of the Federal Teaching Institutes (IFEs), spread across the country, took the initiative to implement a photovoltaic system. Through the study of multicases, this research aims to analyze the potential contribution of these institutes to the process of reducing GHGs from the use of this type of energy and their respective financial effects on the budget. Considering the reductions in carbon dioxide (CO2) emissions, the financial savings, the sources of resources and the amounts invested in the process of implementing photovoltaic systems, the cost-benefit of the investment was analyzed in relation to the reduction of expenses with electric energy obtained from the production of energy through the photovoltaic energy system. And finally, based on the results obtained, an inference was made of the potential contribution of the set of IFEs in Brazil to sustainable management, from the point of view financial and ecological. The study was developed based on data from eight campuses of the IFEs, four of which have a photovoltaic system in operation, for direct study, and four that do not, for control. Data on electricity consumption were requested and, for those with a functioning system, data on investments and photovoltaic generation was also requested, referring to the period from 2018 to 2021. The research demonstrated that there is the possibility of reducing expenses with electricity consumption and, at the same time, reducing the environmental impacts from the avoided GHGs, contributing to the country achieving its established goals in terms of mitigating climate change. Therefore, expanding this alternative to all IFEs could increase these benefits, with a potential to reduce CO2 emissions of around 704,780.50 tons and release of public resources for other purposes, generated by savings on electricity costs, of around R$ 713,981,932.75 in nominal values or R$ 376,440,828, 23 considering the time value of money. It should be noted that the financial viability of implementing photovoltaic systems was verified, evaluated in nominal data, for the four campuses analyzed with the system in operation, based on the analysis of investments and the savings prospects provided by the system. Taking into account the time value of money, the investment analysis, carried out by calculating the NPV, the IRR and the discounted payback, showed that two projects proved to be viable and two did not present positive financial returns, however, capable of to provide reductions in CO2 emissions in an amount equivalent to those that proved to be financially positive, thus constituting a relevant socio-environmental contribution to sustainable development. Also noteworthy is the role of teaching institutions for environmental education and sustainable development, including through practical examples such as the use of renewable energy sources.
 
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Data de Publicação
2023-12-22
 
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