• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2021.tde-10122021-111511
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Costa Maceira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Matuck, Artur (Président)
Ciotti, Naira Neide
Lara, Arthur Hunold
Nunes, Sandra Regina Chaves
Paes, Brígida Moura Campbell
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Titre en portugais
Palavra em performance: reverberação do gesto na Arte Pública
Mots-clés en portugais
Arte Pública
Mídia.,Letreiro
Performance
Resumé en portugais
Palavra em performance investiga a ocorrência de letreiros luminosos na Arte Pública, em sua relação com a performance. Propõe uma história cultural da palavra-mídia na modernidade, contextualiza seu transporte para a teoria e o circuito da arte, nas décadas de 1950 e 1960, e examina suas operações de linguagem enquanto parte e sob efeito do imaginário da cidade. Explora conexões com o pensamento e a poética do desvio situacionista, discute proximidades e distanciamentos em relação à escrita em neon na cena da Arte Conceitual norte-americana, e localiza sua vocação pública em meio às tendências da arte site-specific e da Public Art nos anos 1970 e 1980. Finalmente, percorre brevemente a história da performance e articula conceitos afins para propor os luminosos elétricos como eco que faz perdurar os gestos e a performance de um corpo ausente. Nos procedimentos teórico-metodológicos, combina percurso histórico, com consultas e interpretações de bibliografia, acervos de jornais, textos de artistas, catálogos, documentos originais, registros fotográficos e audiovisuais; e percurso analítico, com suporte da Semiologia e foco nos procedimentos de conotação e poetização da mensagem linguística. Alimentando os dois caminhos, a pesquisa reúne entrevistas com alguns dos artistas incluídos no corpus observado.
Titre en anglais
Word in performance: gesture reverberation in Public Art
Mots-clés en anglais
Media
Performance
Public Art
Sign
Word
Resumé en anglais
The word in performance investigates the occurrence of luminous signs in Public Art, in relation to performance. It proposes a cultural history of the electric letter sign in modern times, contextualizes its transportation to the theory and circuit of art, in the 1950s and 1960s, and examines its language operations as part of and under the influence of the city's imagery. It explores connections with the thought and the poetics of the situationist détournement, discusses proximity and distances in relation to the neon signs in the American Conceptual Art scene, and locates its public vocation amid the trends of site-specific art and Public Art in the 1970s and 1980s. Finally, it briefly goes through the history of performance and articulates related concepts to propose electric lights as an echo that makes the gestures and the performance of an absent body last. In the theoretical-methodological procedures, it combines a historical path, with consultations and interpretations of bibliography, newspapers' archives, texts by artists, catalogs, original documents, photographic and audiovisual records; and analytical path, supported by Semiology and focused on procedures for connotation and poetization of the linguistic message. Feeding both paths, the research gathers interviews with some of the artists included in the observed corpus.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-12-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.