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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.84.2022.tde-03012023-172201
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Molinari Bitelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Suzuki, Julio Cesar (Presidente)
Araújo, Valterlei Borges de
Coelho, Roberta de Fátima Rodrigues
Correa, Cynthia Harumy Watanabe
Nabarro, Sergio Aparecido
Título em português
Mercados urbanos e hibridação da cultura alimentar latino-americana
Palavras-chave em português
Comércio de alimentos
Cultura alimentar híbrida
Hibridação cultural
Mercados urbanos
Território mercantil
Resumo em português
À luz do processo histórico-social, os mercados urbanos passaram por inúmeras ressignificações, seja no suporte para a produção das cidades, enquanto impulsionadores na formação de centralidades e/ou na manutenção de aspectos culturais ligados à alimentação. Pressupõe-se que os diferentes grupos étnicosociais oriundos principalmente de sucessivas ondas migratórias, ao praticarem tais espaços, contribuem para o processo de hibridação cultural. Logo, esta pesquisa multidisciplinar, de caráter qualitativo, apoiada na observação direta, entrevistas e coleta de campo, considerou como áreas de pesquisa para o estudo comparado, os mercados urbanos Kinjo Yamato e La Vega Central, respectivamente localizados nas regiões centrais das metrópoles de São Paulo (Brasil) e Santiago (Chile). Ambos surgiram a partir de feiras livres, cuja origem é manifestada na oferta diversificada de alimentos para o abastecimento urbano. O presente trabalho teve como objetivo identificar a cultura alimentar latino-americana consequente do processo de hibridação cultural. Para isso, conjugaram-se as transformações históricas e sociais, a análise do inventário de alimentos tradicionais e de produtos da terra disponíveis nos momentos das coletas e as contribuições ofertadas pelos depoimentos coletados com o apoio da técnica de história oral. Como resultados, descortinam-se a importância dos mercados para o abastecimento e para a reprodução urbana, ao ultrapassarem os novos modelos de comércio modernos, bem como para o desenvolvimento de territórios mercantis de alimentos em ambas as cidades da América Latina e, sobretudo, como locus do processo que produz o que esta pesquisa denominou como cultura alimentar híbrida que tanto representa a identidade, a manutenção ou surgimento de tradições quanto a resistência dos grupos suportada por suas culturas específicas.
Título em inglês
Urban markets and hybridization of Latin American food culture
Palavras-chave em inglês
Cultural hybridization
Food trade
Hybrid food culture
Mercantile territory
Urban markets
Resumo em inglês
In the light of the social-historical process, urban markets have undergone numerous resignifications, whether in support of the production of cities, as drivers in the formation of centralities and/or in the maintenance of cultural aspects linked to food. It is assumed that the different ethnic-social groups, mainly deriving from successive migratory waves, by practicing such spaces, contribute to the process of cultural hybridization. Therefore, this qualitative multidisciplinary research, supported by direct observation, interviews and field collection, considered as research areas for the comparative study, the urban markets Kinjo Yamato and La Vega Central, respectively located in the central regions of the metropolises of São Paulo. Paulo (Brazil) and Santiago (Chile). Both emerged from street markets, whose origin is manifested in the diversified supply of food for urban supply. The present work aimed to identify the Latin American food culture resulting from the cultural hybridization process. For this, the historical and social transformations, the analysis of the inventory of traditional foods and products of the land available at the time of collection and the contributions offered by the testimonies collected with the support of the technique of oral history were combined. As a result, the importance of markets for supply and for urban reproduction is revealed, as they overcome the new models of modern commerce, as well as for the development of commercial food territories in both Latin American cities and, above all, as locus of the process that produces what this research called a hybrid food culture that represents both the identity, maintenance or emergence of traditions and the resistance of groups supported by their specific cultures.
 
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Data de Publicação
2023-04-11
 
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