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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2024.tde-29042024-145601
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Bueno Guerra
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Silva, Rosana Louro Ferreira (Presidente)
Dias, Valéria Silva
Modesto, Artarxerxes Tiago Tacito
Rocha, Paulo Ernesto Diaz
Rozário, Andreia do
Título en portugués
Educação ambiental nas licenciaturas do IFSP:ambientalização curricular, formação e compromisso socioambiental
Palabras clave en portugués
Ambientalização Curricular
Educação Ambiental
Formação de Professores
Licenciatura
Sustentabilidade,
Resumen en portugués
As reflexões sobre a Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior têm tomado um vulto significativo. Particularmente nas licenciaturas, tais reflexões tornam-se imprescindíveis, haja vista a formação de professores que atuarão nas mais variadas realidades e diferentes áreas do conhecimento. Em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei n.º 9.795/99, e com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental (2012), a presente pesquisa analisa como a EA é oferecida nas licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Atualmente, conta com 37 campi, destinando, no mínimo, 20% de suas vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências. O IFSP assume um papel importante através do eixo educação-pesquisa-extensão, por meio da formação, da produção científica e de ações envolvendo a comunidade de cada campus e a comunidade externa. Buscamos, neste estudo, entender como a EA oferecida cumpre a legislação pertinente e como as ações pedagógicas estão inseridas no currículo. A análise teórica fundamenta-se na EA crítica, na ambientalização curricular e nas perspectivas freireanas de formação de professores. Os procedimentos metodológicos compreendem: análise teórica e documental, questionário com questões dissertativas e de múltipla escolha aos estudantes e entrevista semiestruturada com professores e coordenadores. Adotaram-se critérios que levaram a definir 12 campi e 18 licenciaturas como universo da pesquisa. Os dados coletados, nos documentos pesquisados e nas respostas dos estudantes, e junto a professores e coordenadores de curso, foram sistematizados para análise. A organização, sistematização e análise dos dados utilizam a metodologia da análise de conteúdo e apoio do software NVivo. A análise inicial de documentos (PPCs) possibilitou a formação de categorias de análise e, das respostas dos sujeitos de pesquisa, emergiram: diretrizes legais, concepções de EA, formação inicial e continuada, interdisciplinaridade e transversalidade, condições de trabalho, projetos de extensão e gestão. A pesquisa desenvolvida assume compromisso na análise da formação de novos docentes quanto à EA oferecida. Os resultados revelam discrepâncias entre a proposta para EA anunciada no PPC e os planos de ensino analisados, reverberando nas ações curriculares ainda de forma pouco ambiciosa no que se refere à EA, o que é corroborado na fala dos sujeitos dos segmentos entrevistados. A EA é reconhecida como muito importante, diz-se que é possível uma melhor abordagem, há ótimas iniciativas desenvolvidas, mas conduzida por um profissional apenas, ou um pequeno grupo, ou ainda em uma licenciatura específica. Existe o reconhecimento por parte dos estudantes de que sua formação está mais concentrada em disciplinas ou atividades como palestras ou eventos. Afirma-se que possibilitar a voz e realizar a escuta dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem favorece a construção de uma ação pedagógica participativa, fundamentada em uma postura democrática, fomentando o compromisso e a responsabilidade socioambiental de todos.
Título en inglés
Environmental Education in IFSP Teaching Degree Courses: curricular environmentalization, training and socio-environmental commitment
Palabras clave en inglés
Curricular Environmentalization
Environmental Education
Sustainability
Teacher's Formation
Teaching Degree
Resumen en inglés
Reflections of Environmental Education (EA) in Higher Education Institutions have taken on significant prominence. Particularly in teaching degrees, such reflections are essential, given the training of teachers who will work in the most varied realities and different areas of knowledge. In accordance with the National Environmental Education Policy (PNEA), established by Law 9795/99, and with the National Curriculum Guidelines for Environmental Education (2012), this research examines how EA is offered in the teaching degrees of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP). Currently, it is composed of 37 campuses, allocating a minimum of 20% of its vacancies for teaching courses, especially in the Sciences field. IFSP plays an important role through the education-research-extension axis, through the training, scientific production and actions involving the community of each campus and the external community. In this study, we seek to understand how the offered EA complies with current legislation and how pedagogical actions are integrated into the curriculum. The theoretical analysis is based on critical EA, curricular environmentalization and Paulo Freires perspectives on teachers education. Methodological procedures include theoretical and documentary analysis, a questionnaire with multiple-choice and open-ended questions for students and semi-structured interviews with teachers and coordinators. We adopted criteria that led us to define 12 campuses and 18 teaching degrees as the study objects. The collected data from analyzed documents and the responses of students, teachers, and course coordinators were systematized for analysis. The organization, systematization and analysis of the data use the content analysis methodology and support by NVivo software. The initial analysis of documents (PPCs) allowed the formation of analysis categories, and from the responses of the research subjects emerged: legal guidelines, EA conceptions, initial and continuing formation, interdisciplinary and transversality, working conditions, extension projects and management. The research undertaken is committed to analyzing the training of new teachers regarding the offered EA. The results reveal discrepancies between the proposed EA in the PPCs and the analyzed lesson plans, echoing in curricular actions still unambitiously regarding EA, as corroborated in the statements of the interviewed segments. EA importance is recognized, but a better approach is possible, where excellent initiatives are developed but led by just one professional, a small group or in a specific teaching degree course. There is an acknowledgement by part of the students that their education is more focused on classes or activities such as lectures or events. We assert that enabling the voice and listening to those involved in the teaching-learning processes favors the construction of a participatory pedagogical action, based on a democratic stance, fostering commitment and socio-environmental responsibility from all.
 
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Fecha de Publicación
2024-05-07
 
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