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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-24022023-122022
Documento
Autor
Nome completo
Vera Milhome Vasques
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Cardoso, Mauricio (Presidente)
Freire, Mariana Baltar
Leite Junior, Jorge
Nascimento, Silvana de Souza
Título em português
Teoria e carne: investigações sobre a pós-pornografia no cenário audiovisual brasileiro
Palavras-chave em português
Análise fílmica
Pornografia
Pós-pornografia
Sexo
Sexualidade
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo investigar o cenário da pós-pornografia audiovisual brasileira. Para isso, são analisadas quatro obras: Filme para poeta cego (Direção: Gustavo Vinagre, 2012), Alfredo não gosta de despedidas (Direção: André Medeiros Martins, 2018), Latifúndio (Direção: Érica Sarmet, 2017) e o videoclipe Ménage a coyote (Coletivo Coiote e Anti-Projeto Anarco Fake, 2020). A pesquisa utiliza o método de análise fílmica, com forte inspiração nas obras de Ismail Xavier, para entender como o que está presente na forma fílmica dialoga com o mundo social. Também procura demonstrar que a questão do reconhecimento percorre todos os filmes analisados e que questões políticas envolvendo a necessidade de aceitação e existência estão presentes em todas as obras, ainda que pese a grande diferença entre elas. No Brasil e na América Latina, o conteúdo das obras pós-pornográficas é mais engajado em questões sociais e políticas do que muito do que é produzido nos países centrais do capitalismo.
Título em inglês
Theory and flesh: investigations into the Brazilian audiovisual post-pornography scene
Palavras-chave em inglês
Film analysis
Pornography
Post-pornography
Sex
Sexuality
Resumo em inglês
This dissertation aims to investigate the Brazilian audiovisual post-pornography scene. For that purpose, the following pieces of cinematic art are herein analysed: Filme para poeta cego (directed by Gustavo Vinagre, 2012), Alfredo não gosta de despedidas (directed by André Medeiros Martins, 2018), Latifúndio (directed by Érica Sarmet, 2017), and the videoclip/short film Ménage a coyote (Coletivo Coiote e Anti-Projeto Anarco Fake, 2020). The research applies filmic analysis to understand how filmic form relates to the social world. It also discusses and demonstrate issues of recognition and acceptance (as well as those arising thereof) as shared elements by all four titles despite their clear dissimilarity. In Brazil and Latin America, the content of post-pornography tends to be more socially and politically engaged than much of what is produced in core countries.
 
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Data de Publicação
2023-02-24
 
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