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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-23022024-123425
Documento
Autor
Nome completo
Matheus Vieira dos Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Chaves, Rita de Cassia Natal (Presidente)
Macêdo, Tania Celestino de
Muraro, Andréa Cristina
Saraiva, Sueli da Silva
Título em português
Regimes de historicidade em narrativas contemporâneas: o tempo em três romances de diferentes campos literários africanos
Palavras-chave em português
Estudos comparados
História e ficção
Literaturas africanas
Romance contemporâneo
Tempo narrativo
Resumo em português
Através do processo comparativo, analisamos as instâncias temporais nos romances Hibisco Roxo (2009) de Chimamanda Ngozi Adichie, Verre Cassé (2005) de Alain Mabanckou e Os Transparentes (2012) de Ondjaki, visando entender as ordenações temporais internas e sua relação com o conceito de regimes de historicidade de François Hartog (2012). Cada obra possui uma organização formal distinta que gera maneiras diversas de estruturar o tempo narrativo. Nosso trabalho busca, em primeiro lugar, evidenciar as semelhanças e destacar as diferenças, para, assim, estabelecer os regimes de historicidade inerentes a cada romance. A produção ficcional contemporânea ajuda a construir uma sociedade globalizada, sob a égide do capitalismo tardio, assim como é fruto dela, e, segundo Hartog, do presentismo. Nosso olhar se volta a tais conceitos ocidentais para com ajuda de teóricos terceiro-mundistas, como Fanon (2003) avaliarmos, em segundo lugar, até que ponto estas lógicas sociotemporais estão, de fato, representadas e estruturadas no corpus
Título em inglês
Regimes of Historicity in contemporary narratives: the time in three novels from different African literary fields
Palavras-chave em inglês
African literature
Comparative studies
Contemporary novel
History and fiction
Narrative time
Resumo em inglês
Through the comparative process, we analyze the temporal instances in the novels Hibisco Roxo (2009) by Chimamanda Ngozi Adichie, Verre Cassé (2005) by Alain Mabanckou and Os Transparentes (2012) by Ondjaki, aiming to understand the internal temporal orders and their relationship with the concept of regimes of historicity by François Hartog (2012). Each work has a distinct formal organization, resulting in different ways of structuring the narrative time. Our work seeks, firstly, to highlight the similarities and emphasize the differences, in order to establish the regimes of historicity inherent to each novel. Contemporary fictional production helps to build a globalized society, under the aegis of late capitalism, as it is the result of it, and, according to Hartog, of presentism. Our gaze turns to these Western concepts to with the help of third-world theorists such as Fanon (2003) assess, secondly, to what extent these socio-temporal logics are actually represented and structured in the corpus
 
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Data de Publicação
2024-02-23
 
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