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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-15082023-114437
Documento
Autor
Nome completo
Amanda de Britto Murtinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Iannace, Ricardo (Presidente)
Abdala Junior, Benjamin
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
Nestarez, Oscar Andrade Lourenção
Título em português
Maquinaria: desumanização e distopia em narrativas de Gonçalo M. Tavares e Valter Hugo Mãe
Palavras-chave em português
Desumanização
Gonçalo M Tavares
Interação Homem-Máquina
Literatura Comparada
Utopia-Distopia
Valter Hugo Mãe
Resumo em português
Esta pesquisa examina a interação homem-máquina expressada em obras literárias filiadas à vertente distópica associada ao conceito de desumanização. Para tanto, foi desenvolvida uma abordagem comparativa entre romances de dois autores portugueses do início do século 21: A Máquina de Joseph Walser, de Gonçalo M. Tavares, e a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe. O método de análise implicou o cotejo entre elementos textuais que constituem essas obras (simbologia da máquina, trajetória dos protagonistas, ambientação, tempo e espaço, afora demais componentes de base estrutural) para confirmar ou refutar a hipótese de que a manifestação estético-literária identificada pelo binômio utopia/distopia sofreu alterações de formato com o passar das décadas - sem, todavia, perder seu caráter original de crítica ensaística e idealização social. A partir de tal investigação foi possível observar que A Máquina de Joseph Walser segue uma estrutura mais próxima à de obras de vertente tradicionalmente distópica, abraçando a temática da desumanização ao expor a mecanização da sociedade no ambiente de um governo totalitário, ao passo que a máquina de fazer espanhóis se aproxima da ficção-ensaio, sinalizando a desumanização por meio do contato com problemas sociais e fatos histórico-políticos (com destaque para o período salazarista) de Portugal. Ambos os romances operam sob a perspectiva dos conflitos interiores do protagonista em contraste com o mundo exterior, tecendo críticas que tangem problemas éticos e morais, na medida em que transitam pelos terrenos da loucura (em especial na obra de Gonçalo) e da memória (na obra de Mãe).
Título em inglês
Machinery: dehumanization and dystopia in narratives by Gonçalo M. Tavares and Valter Hugo Mãe
Palavras-chave em inglês
Comparative literature
Dehumanization
Gonçalo M Tavares
Man-Machine Interaction
Utopia-Dystopia
Valter Hugo Mãe
Resumo em inglês
This research examines the man-machine interaction expressed in literary works affiliated to the dystopian trend associated with the concept of dehumanization. To this end, a comparative approach was developed between novels of two Portuguese authors from the beginning of the 21st century: "Joseph Walser's Machine", by Gonçalo M. Tavares, and "the machine for making spaniards", by Valter Hugo Mãe. The analysis method involved a comparison between textual elements that constitute these works (symbolism of the machine, trajectory of the protagonists, setting, time and space, besides other structural base components) to confirm or refute the hypothesis that the aesthetic-literary manifestation identified by the utopia/dystopia binomial has undergone changes in format over the years, leaving its traditional program to incorporate new format approaches but still contemplating its original character of critical essay and social idealization. From such investigation it was possible to observe that "Joseph Walser's Machine" follows a structure closer to that of works of traditionally dystopian trend, embracing the theme of dehumanization by exposing the mechanization of society in the environment of a totalitarian government, while "the machine for making spaniards" approaches more closely to fiction-essay, signaling dehumanization through contact with social problems and historical-political facts (with emphasis on the Salazarist period) of Portugal. Both novels operate under the perspective of the protagonist's inner conflicts in contrast to the outside world, weaving criticisms that touch ethical and moral issues, to the extent that they pass through grounds of madness (especially in Gonçalo's case) and memory (in Mãe's work).
 
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Data de Publicação
2023-08-15
 
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