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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-05102022-192221
Documento
Autor
Nombre completo
Oscar Andrade Lourenção Nestarez
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Iannace, Ricardo (Presidente)
Cunha, Maria Zilda da
Pereira, Júlio Cesar França
Valenzuela, Sandra Trabucco
Título en portugués
Uma história da literatura de horror no Brasil: fundamentos e autorias
Palabras clave en portugués
Gótico
Historiografia literária
Horror
Literatura brasileira
Literatura comparada
Resumen en portugués
A presente tese constitui-se como um estudo historiográfico da ficção literária de horror no Brasil, tendo, entre seus propósitos, a investigação da genealogia e das singularidades dessa produção confia-se leitura a narrativas dos séculos XIX e XX, e primeiros decênios do XXI. Para tanto, o trabalho sustenta-se em três capítulos: no primeiro, verificam-se as origens e a consolidação do gênero horror, aqui contemplado à luz dos estudos de Noël Carroll e Xavier Aldana Reyes, entre outros, que elegem o efeito estético como determinante para tal expressão ficcional. Avultam, nesta parte da tese, acepções que objetivam diferenciar a manifestação do horror em relação ao gótico e ao fantástico, suas matrizes literárias, bem como a conceituação de um imaginário de acordo com pressupostos de Michel Maffesoli do horror, a preceder a própria conformação do gênero, com vistas a enfrentar anacronismos que comumente caracterizam a recepção de narrativas assustadoras. Também no primeiro capítulo, destaca-se o papel da estética da recepção, conforme estabelecida por Jauss e Iser, nos estudos relacionados à escrituração do horror. No segundo capítulo, traça-se um percurso da literatura de horror no Brasil com a abordagem de 17 narrativas breves. O ponto inicial é Noite na taverna (1855), que nesta tese antecede as prosas correspondentes a cada uma das 14 décadas que separam a obra de Álvares de Azevedo do século XXI. Em todo o percurso, mantém-se em vista a vinculação dessas narrativas ora ao imaginário do horror no Brasil, ora ao gênero de fato, conforme proposto no primeiro capítulo. Também se busca salientar, aqui, as ressonâncias de certas obras na composição do horror no país do século XXI produção essa que entra em foco no terceiro e último capítulo, com as análises de três contos: Casa de fazenda (2012), de Márcio Benjamin, A idade da revelação (2018), de João Paulo Parisio, e Um invasor (2020), de Cláudia Lemes. Por fim, soma-se a essas leituras um breve panorama contextual da literatura de horror brasileira nas duas primeiras décadas deste século
Título en inglés
A history of horror literature in Brazil: fundamentals and authorship
Palabras clave en inglés
Brazilian literature
Comparative literature
Gothic
Horror
Literary historiography
Resumen en inglés
The present thesis offers a historiographical study of horror literature in Brazil. Among its purposes is the investigation of this productions genealogy and singularities through the analysis of narratives from the 19th and 20th centuries, and the first decades of the 21st. To do so, this work consists of three chapters: the first one investigates the origins and constitution of the horror genre, seen here in the light of studies by Noël Carroll and Xavier Aldana Reyes, among others, who point the aesthetic effect as determinant for such fictional expression. This first part of the thesis is also dedicated to differentiate the manifestations of horror vis-à-vis its matrices the Gothic and the fantastic , as well as to conceptualize an imaginary (according to Michel Maffesolis theories) of horror that precedes the very conformation of the genre, in order to address anachronisms that generally characterize the reception of frightening narratives. Also in the first chapter is highlighted the role of the aesthetic of reception, as established by Jauss and Iser, in studies related to the writing of horror. In the second chapter, a path of horror literature in Brazil is traced with the analysis of 17 brief narratives. The starting point is Noite na taverna (1855), which in the present paper precedes individual works from each one of the 14 decades that separate Álvares de Azevedos book from the 21st centurys narratives. Throughout this path, the linking of these narratives either to the imaginary of horror in Brazil, or to the actual genre, as proposed in the first chapter, is kept in mind. And the intent is also to highlight certain works resonances in the composition of Brazilian horror in the 21st century a production that comes into focus in the third and final chapter, with the analysis of three short stories: Casa de fazenda (2012), by Márcio Benjamin, A idade da revelação (2018), by João Paulo Parisio, and Um invasor (2020), by Cláudia Lemes. Finally, a brief contextual overview of Brazilian horror literature in the first two decades of this century is added to these readings
 
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Fecha de Publicación
2022-10-06
 
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