• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-27022024-083806
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriel de Oliveira Ribeiro do Valle Corrêa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Otsuka, Edu Teruki (Presidente)
Pereira, Ana Carolina Huguenin
Rabello, Ivone Dare
Vassina, Elena
Título en portugués
Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
Palabras clave en portugués
Adaptação literária
Cinema
Dostoiévski
Machado de Assis
Televisão
Resumen en portugués
Esta pesquisa analisa e compara quatro produções audiovisuais de contextos culturais, políticos e midiáticos diversos, mas que têm em comum um significativo diálogo com obras literárias fundamentais em seus respectivos contextos nacionais: O Idiota, de Dostoiévski, e Dom Casmurro, de Machado de Assis. As produções analisadas são: os filmes O Idiota (1958), de Ivan Píriev; Capitu (1968), de Paulo César Saraceni; e as minisséries O Idiota (2003), de Vladímir Bortko; e Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho. Para isso, a pesquisa explora a imagem cultural associada a cada escritor e sua obra e o desenvolvimento e o funcionamento da indústria audiovisual no Brasil e na Rússia, por meio de um recorte de dados históricos baseados em críticos literários e cinematográficos, do repertório filmográfico de cada país e da obra produzida por cada um dos quatro diretores. A pesquisa também traz análises específicas dos quatro objetos, assim como encontra questões comuns pertinentes a eles, possibilitando a comparação de temas relacionados a: relação com as respectivas tradições literárias, características dos circuitos audiovisuais nacionais e internacional, representação das figuras femininas, funções da instância narrativa, além de manifestações de formas de ressentimento e nostalgia
Título en inglés
Shadows and Fantasies: Audiovisual adaptations of The Idiot and Dom Casmurro
Palabras clave en inglés
Cinema
Dostoyevsky
Literary adaptation
Machado de Assis
Television
Resumen en inglés
The thesis analyzes and compares four audiovisual productions from different cultural, political and media contexts, but which have in common a significant dialogue with fundamental literary works in their respective national contexts: The Idiot, by Dostoievsky, and Dom Casmurro, by Machado de Assis. The audiovisual productions analyzed are: the films The Idiot (1958), by Ivan Pyryev; Capitu (1968), by Paulo César Saraceni; and the miniseries The Idiot (2003), by Vladimir Bortko; and Capitu (2008), by Luiz Fernando Carvalho. For that, the thesis explores the cultural image associated with each writer and their work and the development and functioning of the audiovisual industry in Brazil and Russia, through a selected historical period based on literary and cinematographic critics, the film repertoire of each country, and the work produced by those four directors. The thesis also presents specific analyzes of the four objects, as well as common questions related to them, allowing the comparison of themes related to: the respective literary traditions, the national and international cinematographic circuits characteristics, representation of female figures, functions of the narrative instances, as well as manifestations of resentment and nostalgia
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-02-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.