• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-24102022-124941
Documento
Autor
Nombre completo
Isabel Ramos Monteiro
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Zular, Roberto (Presidente)
Bischof, Betina
Galindez, Veronica
Moraes, Juliana Martins Rodrigues de
Título en portugués
Ao fim da dança: ensaios sobre o dançar e o fazer literário
Palabras clave en portugués
Corpo
Dança
Ensaio
Ensaio literário
História da dança
Literatura comparada
Teoria literária
Testemunho
Resumen en portugués
O presente trabalho trata das relações entre a dança e a literatura. Ao fim do acontecimento da dança, o texto toma lugar e ocupa portanto um espaço ambíguo; a sua existência atesta continuamente o fim da dança que o motivou e, no entanto, possibilita que se acesse rastros de sensações e imagens de uma dança para sempre perdida. Colocamos em contato dois sistemas de expressão de naturezas bastante distintas: a dança, experiência efêmera, que segundo Tavares imprime sua história em "percursos dos movimentos traçados no ar" (TAVARES, 2008, p. 26); e o texto, inscrito no papel, que permanece mesmo quando a dança já não mais se apresenta possível diante de nossos olhos. A partir da análise dos recursos literários empregados pelos autores do corpus da pesquisa, procuramos entender de que maneira esses textos impactam o corpo do leitor. Poderia a escrita a partir da dança tornar-se um gesto de continuidade do movimento? Além disso, poderia essa escritura promover, de algum modo, uma reflexão acerca da relação entre dança, linguagem e literatura, influenciando os próprios projetos literários desses autores? Partimos, num primeiro momento, da análise de poemas e textos escritos especificamente a partir da dança, como é o caso dos poemas "Estudos para uma bailadora andaluza", de João Cabral de Melo Neto, e A alma e a dança, de Paul Valéry. Em seguida, relacionamos obras de dança com obras literárias sob o enfoque da queda e do peso do corpo, conceitos e experiências importantes, presentes na dança, desde o butô até a dança contemporânea. Por fim, buscamos analisar a entrada de movimentos pedestres, como o caminhar, em obras de dança, relacionando esse gesto com a entrada do "infra-ordinário", nas palavras de Georges Perec, na poesia, com o uso do verso livre, da escrita feita a partir de citações e referências do cotidiano, com a inclusão da própria experiência e reflexões sobre o ato de escrever, sobre o próprio corpo, sobre o ato de dançar. No final de cada capítulo há uma coda, que é tanto a preparação para o assunto do capítulo seguinte, quanto um modo mais experimental de exercitar a escrita como experiência de dança. A última coda é assumidamente poética e os acontecimentos pessoais vivenciados pela autora ao longo da dissertação dialogam com os assuntos e textos da pesquisa.
Título en inglés
At the end of dance: essays on dancing and literature
Palabras clave en inglés
Body
Comparative literature
Dance
Essay
History of dance
Literary essay
Literary theory
Testimony
Resumen en inglés
This work deals with the relationship between dance and literature. At the end of a dance event, the text takes place and therefore occupies an ambiguous place; its existence continually certifies the end of the dance that motivated it, and yet it makes it possible to access traces of sensations and images of a dance forever lost. We start, at first, from the analysis of poems and texts written specifically from dance, such as the poem "Estudos para uma bailadora andaluza" by João Cabral de Melo Neto, and Dance and the soul by Paul Valéry. Then, it relates dance works with literary works under the focus of the fall and the weight of the body, which are important concepts and experiences in dance, from butoh to contemporary dance. Finally, we analyze the entry of pedestrian movements, such as walking, in dance works, relating this gesture with the entry of the "infra-ordinary" in the words of Georges Perec, in poetry, with the use of free verse, writing made from everyday quotes and references, with the inclusion of one's own experience and reflections on the act of writing, on the body itself, on the act of dancing. At the end of each chapter there is a coda, which is both a preparation for the subject of the next chapter and a more experimental way of exercising writing as a dance experience. In the last coda, the writing becomes openly poetic and the personal events experienced by the author throughout the writing of the dissertation dialogue with the subjects and texts of the research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.