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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2021.tde-19012023-194601
Documento
Autor
Nome completo
Renan Nuernberger
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Bosi, Viviana (Presidente)
Camilo, Vagner
Peixoto, Marta Chaves
Simon, Iumna Maria
Título em português
Do atrito ao impasse: um estudo sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto
Palavras-chave em português
Anos 1970
João Cabral de Melo Neto
Literatura brasileira
Literatura e sociedade
Poesia moderna
Resumo em português
Este estudo propõe uma análise da poesia de João Cabral de Melo Neto que contemple as especificidades trazidas por Museu de tudo (1975). Na primeira parte, o objetivo é explorar o processo de concreção desenvolvido pelo poeta desde os anos 1940, que culmina na estrutura quaternária de A educação pela pedra (1966), cuja dinâmica interna é balizada pela estabilidade mineral, encarnada na resistência sertaneja, e pela razão construtiva, afinada com a arquitetura moderna. Na segunda parte, Museu de tudo é tomado como o avesso complementar desse processo, no qual a valorização da resistência e o planejamento do livro como unidade são relativizados, colocando em questão as diretrizes da própria poética cabralina, sem, contudo, abandoná-las. A ideia aqui é também enfatizar os novos elementos mobilizados por Museu de tudo e ainda pouco explorados pela crítica (como os poemas ambientados no noroeste africano), refletindo sobre a importância desses elementos para uma compreensão mais matizada de toda a trajetória artística de João Cabral.
Título em inglês
From struggle to impasse: a study of João Cabral de Melo Neto's poetry
Palavras-chave em inglês
1970s
Brazilian literature
João Cabral de Melo Neto
Literature and society
Modern poetry
Resumo em inglês
The present study proposes an analysis of João Cabral de Melo Neto poetry, contemplating the specificities brought up by Museu de tudo (1975). In the first part, the aim is to explore the concretion process developed by the poet since the 1940s, culminating in A educação pela pedra (1966) quaternary structure, in which internal dynamics are buoyed by mineral stability, embodied in the so called resistance of sertanejo, and by constructive rationality attuned with modern architecture. In the second part, Museu de tudo is considered as the complementary opposite of this process, in which valorization of resistance and book planning as a unit are relativized, questioning the guidelines of Cabral's poetry itself, without however abandoning them. The idea herein is also to emphasize new elements mobilized by Museu de tudo and still underexplored by critics (such as the poems set in Northwest Africa), reflecting on the importance of such elements to a more nuanced understanding of João Cabral's artistic path as a whole.
 
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Data de Publicação
2023-01-19
 
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