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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.1991.tde-05012023-195028
Documento
Autor
Nombre completo
Valeria de Marco
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1990
Director
Tribunal
Meyer, Marlyse Madeleine (Presidente)
Bosi, Alfredo
Lajolo, Marisa Philbert
Schwarz, Roberto
Vara, Theresa de Jesus Pires
Título en portugués
A perda das ilusões: o romance histórico de José de Alencar
Palabras clave en portugués
Literatura comparada
Romance
Teoria literária
Resumen en portugués
O trabalho dedica-se ao estudo de três obras de José de Alencar - O guarani, As minas de prata e Guerra dos mascates- consideradas por ele e pela crítica como romances históricos. Tem por objetivo extrair uma interpretação da História do país oferecida pelas imagens constitutivas dos diferentes textos. A análise dos três romances é feita a partir de três procedimentos estruturadores: o modo de ficção usado para narrar, o ângulo em que se coloca o narrador e a posição que a personagem do intelectual ocupa no texto. Paralelamente, rastreia-se a historiografia citada ou supostamente lida por Alencar, para estabelecer as relações entre a estruturação de cada romance e o modo particular pelo qual o autor apropria-se dos relatos dos historiadores. A tese procura demonstrar que José de Alencar interpreta a História do Brasil como uma trajetória de decadência. Fundamenta esta hipótese a partir da verificação de um movimento descendente realizado pelo olhar do narrador -do horizonte aos fundos de quintais, pela combinação do romanesco, enredo predominante em toda sua ficção, a procedimentos característicos de outros modos de narrar que desenham o mesmo percurso de descenso -do mito à prosa satírica- e, finalmente, o deslocamento da personagem do intelectual do centro para as margens do romance. Estes elementos permitem concluir que o autor toma o romance histórico, não para procurar a compreensão de momentos constitutivos do processo histórico como efetivamente se deu, mas sim para forjar uma imagem do dever ser da História do Brasil. O progressivo desaparecimento de traços heróicos no romance, verificáveis nos movimentos de descenso, expressariam a perda de perspectivas para construir um país ideal. Assim, configura-se um componente particular da óptica conservadora de Alencar, já apontada pela crítica ao considerar a insistência do autor em indicar caminhos pautados pela conciliação. Esta seria para Alencar um modo ideal para superar conflitos, mas somente poderia ser viabilizada por projetos formulados e dirigidos por intelectuais que estivessem acima das classes. Estes são os traços da inserção da voz conservadora de Alencar no romantismo e eles marcam o nascimento do romance e uma perspectiva para a participação do intelectual nas lides políticas.
Título en inglés
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Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
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Fecha de Publicación
2023-01-05
 
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