• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-06072022-130456
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Rodrigues Negri
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Jacoto, Lilian (Presidente)
Joaquim, Ana Cristina
Sousa, Rui Daniel do Nascimento e
Zular, Roberto
Título en portugués
Poesia e realidade pela obra de Herberto Helder (floresta infravermelha fora)
Palabras clave en portugués
Herberto Helder
Literatura portuguesa
Poesia contemporânea
Regresso ao real
Surrealismo
Resumen en portugués
Investiga-se a relação entre poesia e realidade através da obra de Herberto Helder, entendendo-se, por essa relação, a dialética entre a obra poética e outros fatores que determinam suas possibilidades de sentido. Reconhecendo como a obra de Helder evoca, para si, um sentido fundamental e/ou totalizante (chegando por vezes à ideia de Absoluto), esquadrinham-se traçados históricos e reflexivos, ligados a ela, que formulam a possibilidade de sustentar esse ideal poético no mundo contemporâneo. Para tanto, situa-se sua postura entre duas orientações marcantes de sua época: de um lado, o Surrealismo, com seu princípio libertário de reencantamento do mundo, passando necessariamente pelo Abjeccionismo português e sua negatividade; de outro lado o que ficou conhecido como movimento de regresso ao real, que teve lugar em Portugal a partir dos anos 1970 e que marcou a ascensão de outro modo de pensar as possibilidades do poético no mundo, questionando algumas balizas daquela tendência anterior. A obra de Herberto Helder é colocada em diálogo, mais do que com outras obras específicas, com os problemas sustentados por esses movimentos, no que eles têm de preocupação em fazer da poesia um aspecto central da vida. Entre essas orientações, desdobram-se os extremos próprios de Herberto Helder, lidos aqui a partir do que se indica como as duas pontas de sua língua bifurcada: as questões relativas à poesia como magia, à natureza das imagens e a seu diálogo com a fenomenologia ou mesmo a metafísica; e as questões ligadas à relação entre poesia e sociedade, noções como as de crime e violência e seu poder de intervenção no mundo. Todos esses elementos compõem um quadro geral através do qual a obra de Herberto Helder pode se ver convocada aos seus poderes - na forma como trabalha a ironia, a negatividade, a provocação, a reflexão e a imaginação ao enfrentar suas próprias condições de existência e sentido.
Título en inglés
Poetry and reality by Herberto Helder's oeuvre
Palabras clave en inglés
Contemporary Poetry
Herberto Helder
Portuguese Literature
Return to the Real
Surrealism
Resumen en inglés
This research inquiries the relation between poetry and reality through Herberto Helder's oeuvre, taking such relation as a dialectic between poetic work and other factors which determine its possibilities of meaning. Recognizing how Helder's writings evoke for themselves some kind of fundamental or totalizing sense (even touching, at times, the idea of Absolute), some historical and speculative ways, which formulate the possibility of sustaining such poetical ideal in the contemporary world, are examined here. To do so, Helder's posture is placed between two important orientations of his time: on one side, Surrealism, with its libertarian principle of re-enchantment of the world, which necessarily goes through the Portuguese Abjeccionism and its negativity; and on the other, what has been known as the "return to the Real", a tendency in Portuguese poetry which began in the 1970's and marked the rise of a different way of thinking poetic possibilities in the world, questioning some assumptions of Surrealism. Here, Herberto Helder's oeuvre engage, rather than with other works in particular, with problems that both of those orientations sustained in their efforts to make poetry a central aspect of life. In between these orientations, Helder's own extremes are shown unfolded in two ways, which are seen here as the two tips of his forked tongue: one related to matters of poetry as magic, to the nature of images and dialogues with Phenomenology or Metaphysics; the other, pointing out to relations between poetry and society, poetry's crime, violence and power of intervening in the world. All these elements form a framework through which Herberto Helder's work is called up to its powers - by its ways of working with irony, negativity, provocation, speculation and imagination when facing its own conditions of existence and sense.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-07-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.