• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-06072022-130456
Document
Auteur
Nom complet
Lucas Rodrigues Negri
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Jacoto, Lilian (Président)
Joaquim, Ana Cristina
Sousa, Rui Daniel do Nascimento e
Zular, Roberto
Titre en portugais
Poesia e realidade pela obra de Herberto Helder (floresta infravermelha fora)
Mots-clés en portugais
Herberto Helder
Literatura portuguesa
Poesia contemporânea
Regresso ao real
Surrealismo
Resumé en portugais
Investiga-se a relação entre poesia e realidade através da obra de Herberto Helder, entendendo-se, por essa relação, a dialética entre a obra poética e outros fatores que determinam suas possibilidades de sentido. Reconhecendo como a obra de Helder evoca, para si, um sentido fundamental e/ou totalizante (chegando por vezes à ideia de Absoluto), esquadrinham-se traçados históricos e reflexivos, ligados a ela, que formulam a possibilidade de sustentar esse ideal poético no mundo contemporâneo. Para tanto, situa-se sua postura entre duas orientações marcantes de sua época: de um lado, o Surrealismo, com seu princípio libertário de reencantamento do mundo, passando necessariamente pelo Abjeccionismo português e sua negatividade; de outro lado o que ficou conhecido como movimento de regresso ao real, que teve lugar em Portugal a partir dos anos 1970 e que marcou a ascensão de outro modo de pensar as possibilidades do poético no mundo, questionando algumas balizas daquela tendência anterior. A obra de Herberto Helder é colocada em diálogo, mais do que com outras obras específicas, com os problemas sustentados por esses movimentos, no que eles têm de preocupação em fazer da poesia um aspecto central da vida. Entre essas orientações, desdobram-se os extremos próprios de Herberto Helder, lidos aqui a partir do que se indica como as duas pontas de sua língua bifurcada: as questões relativas à poesia como magia, à natureza das imagens e a seu diálogo com a fenomenologia ou mesmo a metafísica; e as questões ligadas à relação entre poesia e sociedade, noções como as de crime e violência e seu poder de intervenção no mundo. Todos esses elementos compõem um quadro geral através do qual a obra de Herberto Helder pode se ver convocada aos seus poderes - na forma como trabalha a ironia, a negatividade, a provocação, a reflexão e a imaginação ao enfrentar suas próprias condições de existência e sentido.
Titre en anglais
Poetry and reality by Herberto Helder's oeuvre
Mots-clés en anglais
Contemporary Poetry
Herberto Helder
Portuguese Literature
Return to the Real
Surrealism
Resumé en anglais
This research inquiries the relation between poetry and reality through Herberto Helder's oeuvre, taking such relation as a dialectic between poetic work and other factors which determine its possibilities of meaning. Recognizing how Helder's writings evoke for themselves some kind of fundamental or totalizing sense (even touching, at times, the idea of Absolute), some historical and speculative ways, which formulate the possibility of sustaining such poetical ideal in the contemporary world, are examined here. To do so, Helder's posture is placed between two important orientations of his time: on one side, Surrealism, with its libertarian principle of re-enchantment of the world, which necessarily goes through the Portuguese Abjeccionism and its negativity; and on the other, what has been known as the "return to the Real", a tendency in Portuguese poetry which began in the 1970's and marked the rise of a different way of thinking poetic possibilities in the world, questioning some assumptions of Surrealism. Here, Herberto Helder's oeuvre engage, rather than with other works in particular, with problems that both of those orientations sustained in their efforts to make poetry a central aspect of life. In between these orientations, Helder's own extremes are shown unfolded in two ways, which are seen here as the two tips of his forked tongue: one related to matters of poetry as magic, to the nature of images and dialogues with Phenomenology or Metaphysics; the other, pointing out to relations between poetry and society, poetry's crime, violence and power of intervening in the world. All these elements form a framework through which Herberto Helder's work is called up to its powers - by its ways of working with irony, negativity, provocation, speculation and imagination when facing its own conditions of existence and sense.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-07-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.