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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-01122009-144606
Document
Auteur
Nom complet
Marcio Antonino Lourenço Correia
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Bridi, Marlise Vaz (Président)
Cury, José João
Jacoto, Lilian
Oliveira, Ana Maria Domingues de
Poma, Paola
Titre en portugais
Estranhamento, desencontro e solidão: a representação da família na ficção de Carlos de Oliveira
Mots-clés en portugais
Comportamento sexual
Família
Neorrealismo
Patriarcalismo
Resumé en portugais
Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a estrutura celular da família, percebida como uma corrente, em que a fragilidade de um dos elos (desgaste ou rompimento) pode fazer ruir toda a sua poderosa estrutura. Foram objeto de análise as obras Pequenos burgueses, Casa na duna e Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira. Estudaram-se, separadamente e em conjunto, as relações familiares: pai, mãe, filhos, marido e mulher, e o papel representado por cada um, no seio de uma família tradicional de modelo judaico-cristão, que, no advento da modernidade, vê seus valores contestados, fragilizados e, pouco a pouco, desmoronando. Patriarcalismo e Marialvismo, submissão da mulher, desconstrução do masculino, desejos insatisfeitos, comportamentos sexuais tidos como modelares, são alguns dos aspectos discutidos em Estranhamento, desencontros e solidão: a representação da família na ficção de Carlos de Oliveira. Foi possível detectar, nos romances, a ausência de afetividade entre parceiros, talvez provocada por uniões firmadas em bases de interesses que não levam em consideração o amor, mas a manutenção de um status social no qual o casamento é um movimento inercial que permite a homens e mulheres manterem o patrimônio herdado, ou se torna uma mercadoria em que se troca sangue por dinheiro. Carlos de Oliveira, numa perspectiva temporal, desconstrói e desmistifica a família de modelo tradicional, revelando suas mazelas e os comportamentos hipócritas, tecidos de falso moralismo, percebidos na moral dúbia de seus elementos humanos.
Titre en anglais
Strangeness, mismatch and loneliness: representation of the family in Carlos de Oliveira's fiction
Mots-clés en anglais
Family
Neorealism
Patriarchal system
Sexual behaviors
Resumé en anglais
This work is a result of a research on the cellular structure of the family, seen as a chain, in which the fragility of one of the links (consuming or breakage) can drop all its powerful structure. The dissertation analyzes Casa na duna, Pequenos burgueses e Uma abelha na chuva, novels by Carlos de Oliveira. We studied, separately and in set, the familiar relations: father, mother, children, husband and wife and the role played by them in the family circle of a traditional Jewish-Christian family, that, in the advent of modernity, sees its values contested and, little by little, pulling down. Patriarchal System and Marialvismo, submission of women, unsatisfied desires, deconstruction of the male, patterned sexual behaviors, are some of the aspects argued in Estranhamento, desencontros e solidão: a representação da família na ficção de Carlos de Oliveira. It was possible to detect, in the novels, the lack of affection between partners, perhaps caused by unions signed on bases of interests that do not take in consideration the love, but the social maintenance of one status in which the marriage is an inertial motion that allows to the men and women to keep the inherited patrimony, or becomes a merchandise in which it exchanges blood for money. Carlos de Oliveira, in a secular perspective, deconstructs and demystifies the family of traditional model, disclosing to its wounds and the hypocritical behaviors, made of false value judgment, perceived in the dubious morality of its human elements.
 
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Date de Publication
2010-02-19
 
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