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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-19052023-141829
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Angelozzi Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rosenbaum, Yudith (Presidente)
Alonso, Mariangela
Iannace, Ricardo
Nascimento, Evando Batista
Título em português
A botânica clariciana: um estudo sobre a figuração das plantas em Clarice Lispector
Palavras-chave em português
Alteridade
Botânica
Clarice Lispector
Espaço
Natureza
Resumo em português
A botânica representa um topos significativo na produção de Clarice Lispector, não figurando apenas como um elemento acessório nas narrativas, mas como uma alteridade mobilizadora nas trajetórias das personagens, bem como um espaço revelador que promove reflexão, admiração e transformações. Esta dissertação, que se insere na continuidade dos estudos sobre a literatura e as plantas que vem se ampliando na crítica literária e clariciana, busca investigar o modo como a autora se apropria literariamente desse campo do saber em sua obra, não só por meio das tramas dos enredos, mas também pelos recursos estilísticos que os conformam, abrindo caminhos possíveis de leitura. Na obra de Clarice Lispector, nota-se a procura incessante para alcançar o núcleo do coração selvagem da vida, isto é, o interesse em investigar as profundezas do ser humano, de sua existência e do que consiste a vida compartilhada entre todos os viventes. Ao longo dessa investigação, a autora mobilizou seres não humanos, especialmente os animais, largamente estudados por sua crítica, uma vez que eles representam uma origem para sempre perdida devido ao processo civilizatório; assim, o contato com os animais se revela enriquecedor para a vivência humana. Contudo, ainda aberto à investigação, o mundo vegetal também é representativo, anterior aos animais e diretamente presente na história do ser humano, compondo mais uma interessante peça da complexa formação da vida. O interesse pelas plantas por parte da autora é notável e presentifica-se ao longo de toda a sua obra, marcando de modo significativo várias tramas de seus diversos textos. O corpus de pesquisa busca evidenciar a importância da botânica em sua produção, mostrando as plantas como uma alteridade possível, o que é exemplificado por intermédio do estudo das rosas, e também tratando dos espaços reveladores em que predomina a natureza, mais do que apenas cenográficos, a partir da análise da presença de jardins e florestas. Mobilizando um estudo interdisciplinar entre áreas como a Literatura e a Biologia, esta dissertação privilegia ler a obra clariciana pela sua própria obra, buscando compreender a figuração das plantas mediante diálogos e referências em seus diversos romances, contos, crônicas, entrevistas e outros textos. Por fim, e não menos importante, será comentar a centralidade do tema nas produções claricianas, que internalizam procedimentos botânicos em sua construção
Título em inglês
Clarice Lispector's botany: a study about the figuration of plants in Clarice Lispector
Palavras-chave em inglês
Botany
Clarice Lispector
Nature
Otherness
Space
Resumo em inglês
Botany represents a significant topos in Clarice Lispector's production, not only as an accessory element in the narratives, but as a mobilizing otherness in the characters' trajectories, as well as a revealing space, capable of promoting reflection, admiration, and transformation. This dissertation, which is part of the continuity of studies on literature and plants that have been expanding, seeks to investigate how the author literarily appropriates this topic in her work, not only through the plot of the narratives, but also through the stylistic resources that conform them, opening possible paths of reading. In Clarice Lispector's work, it is notable the incessant search to reach the core of the wild heart of life, meaning, the interest in investigating the depths of the human being, of his existence and of what life shared among all living beings consists of. Throughout this investigation, the author mobilized non-human beings, especially animals, which are widely studied by criticism since they represent an origin forever lost to the civilizing process; therefore, the contact with animals becomes enriching to the human experience. However, still open to investigation, the world of plants is also representative as it is prior to animals and is directly present in the history of human beings, it composes another interesting piece of the complex formation of life. The author's interest in plants is remarkable, and is present throughout her work, significantly marking several plots in her various texts. The research corpus seeks to highlight the importance of botany in her production, showing plants as a possible otherness, exemplified by the study of roses, and dealing with revealing spaces where nature predominates, more than just scenographic, by analyzing the presence of gardens and forests. Mobilizing an interdisciplinary study between areas such as Literature and Biology, this dissertation also privileges the reading of Clarice's work through her own work, seeking to understand the manifestation of plants through the dialogues and references in her various novels, short stories, chronicles, interviews and other texts. Last but not least, it will be commented the centrality of the theme in Clarices productions, which internalize botanical procedures in their construction
 
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Data de Publicação
2023-05-19
 
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