• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2006.tde-18052023-103840
Documento
Autor
Nombre completo
Welington Wagner Andrade
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Faria, Joao Roberto Gomes de (Presidente)
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro
Garcia, Silvana
Mostaço, Edelcio
Saadi, Maria de Fátima
Título en portugués
Contestação e desvario: tentativas de experimentação do drama brasileiro pós-68
Palabras clave en portugués
Anos 60
Contestação
Contracultura
Desvario
Dramaturgia
Resumen en portugués
A presente tese objetiva estudar a produção dramatúrgica inicial de quatro autores brasileiros que surgiram entre fins dos anos 60 e início da década de 70: Antonio Bivar (Cordélia Brasil, Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã e Alzira Power), José Vicente (Santidade e O assalto), Roberto Athayde (O reacionário, Um visitante do alto, Manual de sobrevivência na selva, Apareceu a Margarida e No fundo do sítio) e Eid Ribeiro (Delito carnal).O trabalho consta de duas partes que têm por intuito a interlocução entre o geral e o particular, no que diz respeito ao estudo de uma extensa produção. Deste modo, recuperam-se as condições históricas do período que viu surgiu estes criadores, atendo-se, posteriormente, à análise estética dos textos mais emblemáticos dos dramaturgos. Defende-se aqui a idéia de que o surgimento de uma dramaturgia inquieta e inconformada na virada dos anos 60 para a década de 70 está vinculado, por um lado, a um modo de recepção muito particular de inúmeras informações das vanguardas internacionais, da indústria cultural e da contracultura que chegaram ao Brasil e, por outro, a um contexto sócio-político nacional único. Assim, pretende-se contribuir para o reposicionamento da obra destes quatro autores de talento tão singular na história do teatro brasileiro recente
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Counterculture
Delirious
Dramaturgy
Protest
The sixties
Resumen en inglés
The present thesis intends to study the initial dramaturgical production of four Brazilian authors that showed up between the end of the 60s and the beginning of the 70s: Antonio Bivar (Cordélia Brasil, Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã and Alzira Power), José Vicente (Santidade and O assalto), Roberto Athayde (O reacionário, Um visitante do alto, Manual de sobrevivência na selva, Apareceu a Margarida and No fundo do sítio) and Eid Ribeiro (Delito carnal).This work consists of two pieces that propose the interlocution between the general and the particular, concerning the study of a large production. Thus, the historical conditions from the period these creators popped up are recovered, considering, later, the esthetical analysis of the dramatists´ most emblematic texts.Is defended here the idea that the appearance of an uneasy and restless dramaturgy on the turn of the 60s to the 70s is tied, on one hand, with a very particular kind of reception of innumerable information from Internacional vanguards, from cultural industry and from the counterculture that arrived in Brazil and, on the other hand, to an unique social-political context. Thus, is intended to contribute to the relocation of these four authors' workmanship, whose skills are so singular in Brazilian theater's recent history
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.