• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-16032021-183220
Document
Auteur
Nom complet
Ligia Rivello Baranda Kimori
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Lopez, Therezinha Apparecida Porto Ancona (Président)
Moraes, Marcos Antonio de
Santiago, Emmanuel
Zular, Roberto
Titre en portugais
"Sou passadista, confesso" : Mário de Andrade leitor dos parnasianos brasileiros e franceses
Mots-clés en portugais
Biblioteca de escritores
Mário de Andrade poeta e crítico
Parnasianismo
Resumé en portugais
A marginália de Mário de Andrade (1893-1945) nas obras do parnasianismo brasileiro e francês em sua biblioteca revela o leitor estudioso e aponta percursos do crítico e do poeta. Índice da leitura participativa, as notas marginais apostas a esses volumes perfazem um conjunto de interesses que acompanha a trajetória do polígrafo como parte expressiva de sua formação. Os recursos estéticos, o zelo pela sonoridade e o apreço por adequações formais seguem latentes nos exercícios do poeta moço, nos ensaios do iniciante e integram o campo de possibilidades do modernista, avançando, e muito, o marco da Semana de 1922. O diálogo do escritor paulistano com os poetas parnasianos evidencia a convivência com um estilo literário longevo que permite dimensionar o alcance dessa escola e compreender os traços remanescentes na geração seguinte.
Titre en anglais
"Sou passadista, confesso" : Mário de Andrade reader of brazilian and french parnassian
Mots-clés en anglais
Mario de Andrade poet and critic
Parnassianism
Writers library
Resumé en anglais
Mario de Andrade's margins (1893-1945) in the works of brazilian and french parnassianism in his library reveals the studious reader and points out the critic's and poet's paths.Index of participatory reading, the margins notes attached to these volumes make up a set os interests that accompany the trajectory of the polygraph as an expressive part of his formation. The aesthetic resources, the zeal for the sound and the appreciation for formal adaptations remain latent in the exercises of the young poet, in his beginners essays and integrate the modernist field of possibilities, advancing, a lot, the milestone of 1922 Week. Paulistano writer dialogue with the parnassian poets evidences the coexistence with a long lived literary style that allows to measure the reach of this school and to understand the remaining traits in the next generation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.