• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2020.tde-16032021-183220
Documento
Autor
Nombre completo
Ligia Rivello Baranda Kimori
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Lopez, Therezinha Apparecida Porto Ancona (Presidente)
Moraes, Marcos Antonio de
Santiago, Emmanuel
Zular, Roberto
Título en portugués
"Sou passadista, confesso" : Mário de Andrade leitor dos parnasianos brasileiros e franceses
Palabras clave en portugués
Biblioteca de escritores
Mário de Andrade poeta e crítico
Parnasianismo
Resumen en portugués
A marginália de Mário de Andrade (1893-1945) nas obras do parnasianismo brasileiro e francês em sua biblioteca revela o leitor estudioso e aponta percursos do crítico e do poeta. Índice da leitura participativa, as notas marginais apostas a esses volumes perfazem um conjunto de interesses que acompanha a trajetória do polígrafo como parte expressiva de sua formação. Os recursos estéticos, o zelo pela sonoridade e o apreço por adequações formais seguem latentes nos exercícios do poeta moço, nos ensaios do iniciante e integram o campo de possibilidades do modernista, avançando, e muito, o marco da Semana de 1922. O diálogo do escritor paulistano com os poetas parnasianos evidencia a convivência com um estilo literário longevo que permite dimensionar o alcance dessa escola e compreender os traços remanescentes na geração seguinte.
Título en inglés
"Sou passadista, confesso" : Mário de Andrade reader of brazilian and french parnassian
Palabras clave en inglés
Mario de Andrade poet and critic
Parnassianism
Writers library
Resumen en inglés
Mario de Andrade's margins (1893-1945) in the works of brazilian and french parnassianism in his library reveals the studious reader and points out the critic's and poet's paths.Index of participatory reading, the margins notes attached to these volumes make up a set os interests that accompany the trajectory of the polygraph as an expressive part of his formation. The aesthetic resources, the zeal for the sound and the appreciation for formal adaptations remain latent in the exercises of the young poet, in his beginners essays and integrate the modernist field of possibilities, advancing, a lot, the milestone of 1922 Week. Paulistano writer dialogue with the parnassian poets evidences the coexistence with a long lived literary style that allows to measure the reach of this school and to understand the remaining traits in the next generation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.