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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-10022023-202110
Documento
Autor
Nome completo
Evandro José dos Santos Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rufinoni, Simone Rossinetti (Presidente)
Alves, Fabio Cesar
Camargo, Luis Gonçales Bueno de
Silva, Marcos Antonio da
Título em português
Trilogia do sujeito revoltado: Jorge Amado e a estética do romance proletário em Cacau, Suor e Jubiabá
Palavras-chave em português
Cacau
Jorge Amado
Jubiabá
Romance de 30
Romance proletário
Suor
Resumo em português
A literatura produzida por Jorge Amado na década de 1930 é reconhecidamente marcada por seu engajamento político e ideológico. Para além do projeto de denúncia social que marcou vários escritores brasileiros nesse período, o processo de composição do autor é orientado pelos pressupostos formais da chamada "literatura proletária", o que aproxima suas obras da produção que se convencionou chamar de "romance proletário". Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar em que medida esses pressupostos influenciaram as primeiras obras do romancista baiano - quais sejam: Cacau, Suor e Jubiabá -, considerando as possíveis limitações derivadas de um método importado e ajustado à realidade brasileira, sem perder de vista os impasses provocados pela rigidez e pelo esquematismo do gênero. No procedimento formal desses romances, o consórcio de elementos tributários de aspectos do método descritivo naturalista, da literatura proletária e da literatura popular comparece como fatores que estruturam as narrativas, conferindo à representação dos problemas sociais abordados um caráter multifacetado. O percurso de análise e interpretação revela que, entre as fissuras do modelo e da perspectiva idealizada do autor, a forma capta, com variantes, as contradições da sociedade brasileira, assentadas também em um processo falhado de modernização, engendrando, dessa forma, a revolta de homens e mulheres contra a subalternização e a exploração.
Título em inglês
Trilogy of the revolted subject: Jorge Amado and the aesthetics of the proletarian novel in Cacau, Suor and Jubiabá
Palavras-chave em inglês
Cacau
Jorge Amado
Jubiabá
Novel of the thirties
Proletarian novel
Suor
Resumo em inglês
The literature produced by Jorge Amado in the 1930s is admittedly marked by his political and ideological engagement. In addition to the project of social denunciation that marked several Brazilian writers in this period, the composition process of the author is guided by the formal assumptions of the so-called "proletarian literature", which brings his works closer to the production that is conventionally called "proletarian novel". Thus, the aim of this research is to verify to what extent these assumptions influenced the first works of the Bahian novelist - namely: Cacau, Suor and Jubiabá -, considering the possible limitations derived from an imported method and adjusted to the Brazilian reality, without losing sight of the impasses caused by the rigidity and schematism of the genre. In the formal procedure of these novels, the consortium of elements derived from aspects of the naturalist descriptive method, proletarian literature and popular literature appear as factors that structure the narratives, giving the representation of the social problems addressed a multifaceted character. The course of analysis and interpretation reveals that, between the fissures of the model and the idealized perspective of the author, the form captures, with variants, the contradictions of Brazilian society, also based on a failed process of modernization, thus engendering the revolt of men and women against subordination and exploitation.
 
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Data de Publicação
2023-02-10
 
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