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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-06042021-193824
Documento
Autor
Nombre completo
Ariadne Tadeu Pinheiro Arruda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Ginzburg, Jaime (Presidente)
Guimarães, Hélio de Seixas
Natali, Marcos Piason
Trefzger, Fabíola Simão Padilha
Título en portugués
Vozes despedaçadas do sertão: violência, misticismo e corporeidade no livro "Grande Sertão: veredas", de Guimarães Rosa, e no filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha
Palabras clave en portugués
Cinema
Glauber Rocha
Guimarães Rosa
Literatura
Violência
Resumen en portugués
A presente dissertação teve por objetivo estudar a violência e o misticismo em Grande Sertão: veredas, romance de João Guimarães Rosa, e em Deus e o Diabo na Terra do Sol, narrativa cinematográfica de Glauber Rocha, bem como refletir sobre as disposições da corporeidade em ambas as obras. Estabelecendo aproximações entre as narrativas, investigou-se os modos de caracterização da violência expostos no romance e no filme de maneira a evidenciar como esse elemento se faz presente em contextos de sociabilidade em que prevalecem formas de organização herdadas do sistema colonialista. Além disso, elaborou-se uma reflexão sobre o impacto da violência na constituição subjetiva dos protagonistas, considerando a disposição ambígua da consciência de ambas as personagens. Discutiu-se, ainda, como as temáticas envolvendo a sujeição à morte estariam vinculadas às estéticas pautadas na descontinuidade da narração, isto é, ao uso de uma sintaxe fragmentária na obra literária e a uma montagem cinematográfica baseada no elemento do choque. Por fim, analisou-se como a ocorrência de processos ritualísticos, associados à expiação e à liminaridade, não só influencia a constituição dos protagonistas de Grande Sertão: veredas e Deus e o Diabo na Terra do Sol, mas também impacta as estruturas das obras, sobretudo as temporalidades narrativas. Indicou-se, assim, como o processamento de rituais está atrelado à utilização de procedimentos estéticos relacionados ao conceito de elipse e à construção de uma moldura profética para a jornada das personagens principais. Partiu-se, para o desenvolvimento das interpretações citadas, de premissas da Literatura Comparada, além de teorias elaboradas por Hannah Arendt, Michel Foucault, Walter Benjamin e Mircea Eliade.
Título en inglés
Shattered voices from the backland: violence, mysticism and corporeality in the book "Grande Sertão: veredas", by Guimarães Rosa, and in the movie "Deus e o Diabo na Terra do Sol", by Glauber Rocha
Palabras clave en inglés
Cinema
Glauber Rocha
Guimarães Rosa
Literature
Violence
Resumen en inglés
This dissertation aims to study violence and mysticism in Grande Sertão: veredas, a novel by João Guimarães Rosa, and in Deus e o Diabo na Terra do Sol, a cinematographic narrative by Glauber Rocha, as well as to reflect on the dispositions of corporeality in both works. From the establishment of approaches between the narratives, we investigate the ways of characterization of violence exposed in the novel and in the film in order to highlight how this element is present in contexts of sociability in which forms of organization inherited from the colonialist system prevail. In addition, a reflection on the impact of violence on the subjective constitution of the protagonists is elaborated, considering the ambiguous disposition of the consciousness of both characters. It is also discussed how the themes involving submission to death would be linked to the aesthetics based on the discontinuity of the narration, that is, the use of a fragmentary syntax in the literary work and a cinematographic montage based on the element of shock. Finally, it is analyzed how the occurrence of ritualistic processes, associated with atonement and liminality, not only influences the constitution of the protagonists of the Grande Sertão: veredas and Deus e o Diabo na Terra do Sol, but also impacts the structures of the works, especially the narrative temporalities. It is thus indicated how the processing of rituals is tied to the use of aesthetic procedures related to the concept of the ellipse and the construction of a prophetic frame for the journey of the main characters. For the development of the interpretations cited, premises of Comparative Literature are used as well as theoretical references by Hannah Arendt, Michel Foucault, Walter Benjamin, and Mircea Eliade.
 
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Fecha de Publicación
2021-04-06
 
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