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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-26092022-183214
Documento
Autor
Nome completo
Roberto Freire do Nascimento Júnior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Soares, Marcos Cesar de Paula (Presidente)
Kruger, Patricia de Almeida
Oliveira, Jane Silveira de
Pacheco, Ana Paula Sá e Souza
Título em português
Entre parênteses: pornografia, desempenho e sofrimento em Ninfomaníaca, de Lars von Trier
Palavras-chave em português
Estudos Culturais
Globalização
Lars von Trier
Neoliberalismo
Pornografia
Pós-modernismo
Resumo em português
Neste trabalho de pesquisa, analisamos os dois volumes da versão integral do filme Ninfomaníaca (2013), do cineasta e roteirista dinamarquês Lars von Trier, a partir de uma perspectiva teórica que contemple a relação entre a construção formal da obra e os diversos materiais apresentados na esfera do conteúdo. Nosso principal objetivo é estabelecer uma relação entre a narrativa e as contradições da chamada "virada neoliberal". Como em outras obras do diretor, parte-se do pressuposto de que Ninfomaníaca também enquadra a ação dramática em uma moldura épico-narrativa, por meio da qual a primeira pode ser comentada, questionada e contrariada pelos espectadores, incentivados a se distanciarem da perspectiva dos protagonistas. Com a intenção de explorar o que é possível apreender com base nessa distância crítica, divide-se este trabalho em três partes. Na primeira parte, analisa-se o empréstimo e a "refuncionalização" dos paradigmas formais do gênero pornográfico, levando em consideração o seu contexto histórico de produção para o cinema moderno, após 1970. Adiante, na segunda parte, investiga-se aquilo que conjecturamos ser a especificidade da construção narrativa dos protagonistas, a saber: que estes formalizam o processo social da "virada neoliberal", incorporando em seus diálogos, desejos e julgamentos as demandas objetivas desta ordem social e suas contradições. Por fim, na última parte, analisa-se como a narrativa figura a deterioração física e psíquica a que a subjetivação dos métodos de gestão pode levar. Objetiva-se, portanto, tendo como base a perspectiva dos estudos culturais e do materialismo histórico, investigar de que maneira a obra mapeia as determinações concretas do terceiro estágio do capitalismo, ou globalização, a partir do modo como elas se inscrevem na formação subjetiva das personagens, incluindo a sexualidade, o desejo e a libido, elementos centrais que integram o novo ethos do capitalismo contemporâneo.
Título em inglês
In Parentheses: pornography, performance and suffering in Lars von Trier's Nymphomaniac
Palavras-chave em inglês
Cultural Studies
Globalization
Lars von Trier
Neoliberalism
Pornography
Postmodernity
Resumo em inglês
This thesis analyzes both volumes from the director's cut version of the film Nymphomaniac (2013) by the Danish filmmaker and screenwriter Lars von Trier, from a theoretical perspective which contemplates the relationship between the work's formal construction and the various material presented in the sphere of content. Our main objective is to establish a relationship between the narrative and the contradictions of the so-called "neo-liberal turn". As in other works by the director, we assume that Nymphomaniac also frames its dramatic action in an epic-narrative construction, through which the first lies open to be commented on, questioned and contradicted by the spectators, encouraged to distance themselves from the protagonists' perspective. Focusing on exploring what is possible to capture based on this critical distance, this work is divided into three parts. In the first part, we analyze the "refunctioning" of pornography's formal paradigms, taking into account its historical context of production for modern cinema after the 1970's. Following this section, we investigate what we conjecture to be the specificity of the protagonists' narrative construction, namely: the formalization of the social process with regard to the "neoliberal turn", incorporating in its dialogues, desires and judgments the objective demands of this social order and its contradictions. Finally, in the last part, we analyze the narrative's portrayal of the physical and psychological deterioration that the subjectivation of management methods can lead to. Based on the theoretical perspective of the cultural studies and the historical materialism, this thesis aims, therefore, to investigate how the film traces the concrete determinants of capitalism's third stage, or globalization, exploring how they are inscribed in the character's subjective formation, including sexuality and desire, which are central elements in the new ethos of contemporary capitalism.
 
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Data de Publicação
2022-09-26
 
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